As crianças de hoje já nasceram conectadas. É a
geração onde os pequenos já sabem acessar a internet, usar computador,
smartphone, tablet e outras ferramentas tecnológicas que servem como
instrumentos de comunicação e entretenimento, mas também se torna parceiro da
educação, inclusive para educação infantil.
Aliada a educação, a tecnologia pode
trazer bons resultados futuros para as crianças. As ferramentas estimulam as
crianças a quererem aprender mais, podem ser úteis também para o
exercício de estratégias e da imaginação, afinal, as crianças se sentem
atraídas seja por um jogo, vídeo, ou história que os professores podem
apresentar em sala de aula. Com o uso das tecnologias os educadores tem outras
opções para desenvolver seu planejamento, e com isso, podem observar quais os
campos de interesse das crianças e
aborda-las de uma forma dinâmica, atraente e divertida.
Os jogos virtuais podem ser
utilizados para ensinar e aprender de forma lúdica e, simultaneamente,
inclusiva. Isso implica pensarmos na sua utilização em contraste às
metodologias tradicionais quando elas falham ao homogeneizar os alunos, e como
uma ferramenta capaz de levar os alunos a superar desafios em relação à
própria aprendizagem. Entre
outras coisas, a utilização de jogos virtuais para o ensino e a aprendizagem
possibilita o desenvolvimento: da coordenação motora , da percepção espacial, da atenção, da concentração, da
criatividade, da boa reação a situações desafiadoras, dos reforços positivos,
da superação de fases e obstáculos, da escolha e elaboração de atividades, da
elaboração de textos e desenhos etc.
Além disso, os jogos virtuais e outras ferramentas
tecnológicas exigem habilidades como o raciocínio lógico, instigam a
curiosidade e podem servir como forma de contextualizar o conhecimento,
potencializando o interesse em aprender. Isso significa que estimulam habilidades
necessárias para a aprendizagem formal em quaisquer níveis de educação.
Como atividade, foi proposto aos alunos de diferentes turmas da EMEI Professora Adelaide F. de Souza , jogos virtuais utilizando diferentes ferramentas tecnológicas: o computador, o tablet e o celular.
Observando os alunos da enquanto jogavam, f pode-se perceber que os pequenos demostram grandes habilidades, coordenação motora e destrezas com o uso de celulares e tabletes, e muita dificuldade ao manusear o mouse, por ser um recurso talvez pouco familiar. Ao contrario do mouse, ao verem o tablet e o celular, os alunos, logo sentiram-se familiarizados, e com o dedinho bem coordenado foram logo acessando a internet, atras dos seus desenhos e videos preferidos, deixando a proposto do jogo virtual de lado.

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