CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
Esse é um exemplo de atividade que desenvolve a consciência fonológica e possui uma
relação com a oralidade e a escrita.
BINGO DOS FONEMAS
Este jogo
busca pôr em prática, de forma divertida, a análise de palavras, sons e sílabas
semelhantes. Por meio dele, as crianças são estimuladas a observar propriedades
do sistema alfabético (como ordem, estabilidade e repetição de sons/letras nas
palavras) e semelhanças sonoras (sílabas iguais, rimas, aliterações etc.).
Assim, brincam com as palavras de maneira criativa e criadora.
Público-alvo: alunos em processo inicial de alfabetização.
Objetivos:
• Compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras que podem ser pronunciadas separadamente.
• Observar semelhanças sonoras nas sílabas iniciais de palavras.
• Perceber que palavras diferentes têm partes sonoras iguais.
• Identificar a sílaba como unidade fonológica.
• Desenvolver a reflexão sobre as propriedades sonoras das palavras (consciência fonológica) e sua forma escrita.
Público-alvo: alunos em processo inicial de alfabetização.
Objetivos:
• Compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras que podem ser pronunciadas separadamente.
• Observar semelhanças sonoras nas sílabas iniciais de palavras.
• Perceber que palavras diferentes têm partes sonoras iguais.
• Identificar a sílaba como unidade fonológica.
• Desenvolver a reflexão sobre as propriedades sonoras das palavras (consciência fonológica) e sua forma escrita.
Material:
• 15 cartelas com seis a doze figuras (cada cartela) e as palavras escritas correspondentes.
• 30 fichas com palavras escritas que têm o mesmo som inicial das palavras que dão nome às figuras das cartelas.
• 1 saco para guardar as fichas de palavras.
Como jogar:
As crianças podem jogar o bingo individualmente ou em duplas. Cada criança ou dupla recebe uma cartela.
Para começar, combine com eles as regras do jogo. Explique que dentro do saco estão fichas com palavras que começam com o mesmo som das palavras que eles têm nas cartelas. Diga que você vai tirar uma ficha por vez e ler em voz alta para eles. A tarefa é circular as palavras que começam com som igual. Dê alguns exemplos e escreva na lousa, circulando os sons iniciais parecidos (como casa, cachorro, caminho; janela, jaula, jabuticaba) para que se familiarizem com o jogo. Peça que eles deem exemplos também. A seguir, leia o texto das regras para que entrem em contato com o gênero instruções de jogos. Certificando-se de que eles entenderam como se joga, comece a retirada e a leitura das fichas, uma a uma. Durante o jogo, percorra a sala para verificar as dificuldades; caso restem dúvidas, retome as regras, lendo e explicando.
Quando sortear as palavras, faça a leitura em tom alto, pausadamente, e procure sempre dar um tempo para que todos os alunos possam ouvi-las claramente e compará-las às palavras e imagens impressas em sua cartela. No caso de o jogo ser em duplas, sugira que as crianças conversem sobre suas hipóteses, antes de marcar a palavra cantada.
Quando alguém completar a sua cartela, gritará: BINGO! Você pode escrever as palavras na lousa para conferência do que foi assinalado e fazer as intervenções necessárias. Então o jogo pode reiniciar com novas cartelas, se estiverem animados...
Ao final do jogo, proponha a reflexão sobre as partes semelhantes entre as palavras e peça que os estudantes identifiquem a sílaba oral inicial e sua forma escrita.
• 15 cartelas com seis a doze figuras (cada cartela) e as palavras escritas correspondentes.
• 30 fichas com palavras escritas que têm o mesmo som inicial das palavras que dão nome às figuras das cartelas.
• 1 saco para guardar as fichas de palavras.
Como jogar:
As crianças podem jogar o bingo individualmente ou em duplas. Cada criança ou dupla recebe uma cartela.
Para começar, combine com eles as regras do jogo. Explique que dentro do saco estão fichas com palavras que começam com o mesmo som das palavras que eles têm nas cartelas. Diga que você vai tirar uma ficha por vez e ler em voz alta para eles. A tarefa é circular as palavras que começam com som igual. Dê alguns exemplos e escreva na lousa, circulando os sons iniciais parecidos (como casa, cachorro, caminho; janela, jaula, jabuticaba) para que se familiarizem com o jogo. Peça que eles deem exemplos também. A seguir, leia o texto das regras para que entrem em contato com o gênero instruções de jogos. Certificando-se de que eles entenderam como se joga, comece a retirada e a leitura das fichas, uma a uma. Durante o jogo, percorra a sala para verificar as dificuldades; caso restem dúvidas, retome as regras, lendo e explicando.
Quando sortear as palavras, faça a leitura em tom alto, pausadamente, e procure sempre dar um tempo para que todos os alunos possam ouvi-las claramente e compará-las às palavras e imagens impressas em sua cartela. No caso de o jogo ser em duplas, sugira que as crianças conversem sobre suas hipóteses, antes de marcar a palavra cantada.
Quando alguém completar a sua cartela, gritará: BINGO! Você pode escrever as palavras na lousa para conferência do que foi assinalado e fazer as intervenções necessárias. Então o jogo pode reiniciar com novas cartelas, se estiverem animados...
Ao final do jogo, proponha a reflexão sobre as partes semelhantes entre as palavras e peça que os estudantes identifiquem a sílaba oral inicial e sua forma escrita.
Bom dia! Você teria esse jogo completo para imprimir, tenho uma aluna com paralisia e seria muito bom para desenvolver com ela os fonemas. se tiver como disponibilizar deixo o meu e-mail: asoaresmarins@gmail.com
ResponderExcluirHola y dónde puedo descargar ésta actividad?
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