PROJETO: A DIFERENÇA NOS ENRIQUECE, O RESPEITO NOS UNE


A INFÂNCIA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ETNICO-RACIAL


           PROJETO: " A DIFERENÇA NOS ENRIQUECE, O RESPEITO NOS UNE"
Os negros, suas tradições culturais e costumes estão presentes em nosso cotidiano. Desde a gastronomia à música, encontramos influências trazidas pelos escravos que viveram na época do Brasil colônia.
Objetivando promover uma educação ética, desenvolvendo a consciência da
valorização do ser humano, ultrapassando as fronteiras do preconceito e do racismo, os alunos da EMEI PROFESSORA ADELAIDE construíram junto de seus professores, um Painel Coletivo com as atividades e estudos realizados na semana da CONSCIÊNCIA NEGRA.




         Durante a interdisciplina de QUESTÕES ETNICO-RACIAIS vimos que a Lei Federal 10.639/03, que torna obrigatório o estudo sobre a cultura e Historia Afro-Brasileira e Africana nas instituições públicas. Ela propõe novas diretrizes curriculares para o estudo da historia e cultura afro-brasileira e africana. 
         No Art. 79, o calendário escolar incluía 20 de novembro como’ ‘DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA. O plano recomenda que a temática étnico-racional seja incluída no Projeto Politico, Pedagógicos das escolas, em curso de formação de professores, as que sejam desenvolvidas pesquisas e materiais didáticos que contemplam a diversidade racial que haja mudanças no currículo para incluir o ensino da Historia e Cultura Africana e afro-brasileira (Brasil, 2009)., os professores devem ressaltar em sala de aula a cultura afro-brasileira, na qual os negros são considerados como sujeitos históricos, valorizando-se, portanto o pensamento e as ideias de importantes intelectuais negros brasileiros a cultura (musica, culinária, dança) e as regiões de matrizes africanas.
Pensando nisso durante uma reunião pedagógica na Escola onde atuo como gestora, surgiu a idéia de realizarmos um projeto coletivo, onde todas as turmas trabalhariam essa temática durante uma semana, em especial a semana que iniciava com o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.
 Para que as crianças negras conheçam os referenciais positivos e construam sua identidade racial, a escola abordou de forma lúdica  as questões raciais por se tratar de  educação infantil, buscamos criar meios para que as crianças negras sintam-se estima em ápice, construindo  a identidade racial da criança negra, e incentivando o respeito as diferenças e o amor ao próximo.

            Compreendendo quem somos que oportunizamos às nossas crianças a reflexão sobre a mistura que compões as nossas raças, e a compreensão de que todos somos iguais, e que independente da cor da pele, temos o mesmo direito. A escola como responsável pelo processo de socialização, estabelece a relação entre as crianças brancas e negras, possibilitando a convivência com diferentes raças e gêneros. Ao vivenciar essa proposta, construímos um Painel Coletivo com as atividades realizadas durante a SEMANA DA COSNCIÊNCIA NEGRA.


FACE DA ESCOLA
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=152755715250467&set=a.108644099661629.1073741828.100015481178204&type=3

Comentários