A INFÂNCIA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ETNICO-RACIAL
PROJETO: " A DIFERENÇA NOS ENRIQUECE, O RESPEITO NOS UNE"
Os negros, suas tradições culturais e costumes estão presentes em nosso cotidiano. Desde a gastronomia à música, encontramos influências trazidas pelos escravos que viveram na época do Brasil colônia.
Objetivando promover uma educação ética, desenvolvendo a consciência da
valorização do ser humano, ultrapassando as fronteiras do preconceito e do racismo, os alunos da EMEI PROFESSORA ADELAIDE construíram junto de seus professores, um Painel Coletivo com as atividades e estudos realizados na semana da CONSCIÊNCIA NEGRA.
Durante a interdisciplina de QUESTÕES ETNICO-RACIAIS vimos que a Lei Federal 10.639/03, que torna obrigatório o estudo sobre a cultura e Historia Afro-Brasileira e
Africana nas instituições públicas. Ela propõe novas diretrizes curriculares
para o estudo da historia e cultura afro-brasileira e africana.
No Art. 79, o
calendário escolar incluía 20 de novembro como’ ‘DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA
NEGRA. O plano recomenda que a temática étnico-racional seja incluída no
Projeto Politico, Pedagógicos das escolas, em curso de formação de professores,
as que sejam desenvolvidas pesquisas e materiais didáticos que contemplam a
diversidade racial que haja mudanças no currículo para incluir o ensino da
Historia e Cultura Africana e afro-brasileira (Brasil, 2009)., os
professores devem ressaltar em sala de aula a cultura afro-brasileira, na qual
os negros são considerados como sujeitos históricos, valorizando-se, portanto o
pensamento e as ideias de importantes intelectuais negros brasileiros a cultura
(musica, culinária, dança) e as regiões de matrizes africanas.
Pensando nisso durante uma
reunião pedagógica na Escola onde atuo como gestora, surgiu a idéia de realizarmos um projeto
coletivo, onde todas as turmas trabalhariam essa temática durante uma semana,
em especial a semana que iniciava com o dia 20 de novembro, Dia da Consciência
Negra.
Para que as crianças negras conheçam os
referenciais positivos e construam sua identidade racial, a escola abordou de
forma lúdica as questões raciais por se
tratar de educação infantil, buscamos
criar meios para que as crianças negras sintam-se estima em ápice, construindo a identidade racial da criança negra, e incentivando
o respeito as diferenças e o amor ao próximo.
Compreendendo
quem somos que oportunizamos às nossas crianças a reflexão sobre a mistura que
compões as nossas raças, e a compreensão de que todos somos iguais, e que independente
da cor da pele, temos o mesmo direito. A escola como responsável pelo processo
de socialização, estabelece a relação entre as crianças brancas e negras,
possibilitando a convivência com diferentes raças e gêneros. Ao vivenciar essa
proposta, construímos um Painel Coletivo com as atividades realizadas durante a
SEMANA DA COSNCIÊNCIA NEGRA.
FACE DA ESCOLA
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