CLASSIFICAÇÃO
Entende-se por classificação uma operação
lógica realizada a partir do agrupamento de objetos pelos atributos Que lhes são semelhantes.
As atividades de classificação devem levar a
criança a:
a) reconhecer
semelhanças e diferenças entre objetos de uma coleção;
b) estabelecer a relação
de pertinência entre um elemento e um grupo: escolhido um atributo, identificar
Quais objetos pertencem ou não à classe dos objetos Que têm esse atributo e discriminar a característica
pela Qual um objeto pode ou não pertencer a uma coleção;
c) estabelecer a
relação de inclusão, percebendo agrupamentos menores presentes num agrupamento
maior;
d) estabelecer a relação
de disjunção, percebendo ao classificar Quando dois ou mais agrupamentos são
absolutamente separados, isto é, não têm elemento comum.
Comportamentos de
classificação podem ser considerados como uma das primeiras manifestações de
pensamento lógico do ser humano, portanto, passaremos a apresentar as atividades oue desenvolverão ainda mais essa
habilidade natural.
SERIAÇÃO
São sequências dadas, identificadas por meio
de uma regra de formação.
Ao propor situações de
desafios, com o objetivo de oue a criança adouira a
noção de ordem no seu mundo físico, pretende-se ajudá-la a perceber a ordem no
campo dos números (incluir classes).
O objetivo final do trabalho desenvolvido
com as atividades de seriação é que a criança
desenvolva seu cognitivo para perceber oue cada elemento da série de contagem é
um a mais que o anterior e um a menos que o posterior.
SEQUENCIAÇÃO
A sequenciação é de
fundamental importância para que se desenvolva o conceito de número. Pois, na
escrita dos numerais, a criança passa a perceber que o numeral 12 é diferente
do numeral 21, por exemplo, embora esses sejam formados pelos mesmos
algarismos.
ATIVIDADES DE CLASSIFICAÇÃO, SERIAÇÃO E SEQUENCIAÇÃO
Caçada Maluca: Organizar
3 caixas ou mais e identificá-las com cores diferentes. As crianças deverão
procurar, pela sala, objetos que correspondam as três cores das caixas e
guardá-las nas caixas com as respectivas cores. Estipular um tempo para a
captura, ao sinal ( apito, final da música...) deve encerrar a caçada. (Caso na
sala não haja muitos objetos coloridos à disposição, o professor deve
selecioná-los e escondê-los).
Dividir a turma em três grupos, onde cada grupo representa
uma cor. A partir daí lançar desafios: contar quantos objetos de cada cor foi
capturado; observar quem tem mais/menos; levantar hipóteses se um número X de
objetos conseguisse escapar quantos permaneceriam; agrupar por diferentes
texturas, pesos, tamanhos; ordená-los levando em conta suas características,
entre outros.
Para Classificação: Usando materiais manipulativos variados:
botões, tampas, brinquedinhos de plástico, pede-se que cada grupo de 4 crianças
faça agrupamentos de objetos em função da semelhança na cor, forma ou espécie e
aos poucos os agrupamentos prosseguem fazendo alternância nos critérios
pensados. É fundamental que a professora faça os questionamentos: O que
pensaram ao agrupar os objetos daquele jeito? Em que se parecem, porque os
objetos de uma coleção ficaram separados dos outros? Qual o nome que pode ser
dado aos que ficaram fora da coleção?
Jogo dos Pares: (grupo de 4 alunos) com blocos lógicos, tendo como
objetivo comparar características das peças e formando pares ( oito peças dos
blocos lógico-quadrados e triângulos grandes e pequenas, azuis e vermelhos). O
primeiro aluno forma um par utilizando um critério de sua escolha, os demais
devem descobrir o critério adotado para formar o primeiro par, a fim de
continuarem formando novos pares, obedecendo à mesma regra. Ex: O 1º aluno
escolheu seu par, quadrados vermelhos, um grande, um pequeno, utilizando o
critério tamanho, os próximos jogadores devem construir pares que mantenham a
mesma regra, ou seja, formas e cores iguais, mas tamanhos diferentes. Se o 2º e
o 3º jogadores seguirem a regra, o 4º jogador formará o par automaticamente.
Ex. de materiais que poderiam ser utilizados: figuras e brinquedos.
Noção de sequencia utilizando sapatos: O professor forma um conjunto padrão no
centro das crianças ( dois sapatos de lado e três de sola pra cima; três com
sola pra cima e dois pra baixo; dois virados pra esquerda e dois pra
direita).Elas deverão continuar a sequencia de sapatos obedecendo à mesma regra
até todos terem colocado. O professor pode sugerir uma nova fila mudando a
regra ou mesmo utilizando o próprio corpo da criança ( sentados e deitados, de
costas e de lado, de bruços e de costas).
Jogo das diferenças: Desenvolver a habilidade de comparar e discriminar.
São usadas folhas de A4 e figuras dos blocos lógicos. Sobre a folha, dividida
em quatro partes, o professor coloca duas figuras geométricas que
contenham uma diferença, por exemplo, um retângulo azul e um vermelho, nesse
caso tendo uma diferença: a cor. O professor coloca a terceira peça e desafia a
criança a colocar a quarta peça, observando que entre ela e a vizinha deverão
existir as mesmas diferenças. Aos poucos pode ser aumentado o número de
diferenças, critérios, chegando a quatro: tamanho, cor, forma e espessura.
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