SERIAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E SEQUENCIAÇÃO


CLASSIFICAÇÃO
Entende-se por classificação uma operação lógi­ca realizada a partir do agrupamento de objetos pelos atribu­tos Que lhes são semelhantes.
As atividades de classificação devem levar a cri­ança a:
a)  reconhecer semelhanças e diferenças entre objetos de uma coleção;
b) estabelecer a relação de pertinência entre um ele­mento e um grupo: escolhido um atributo, identifi­car Quais objetos pertencem ou não à classe dos objetos Que têm esse atributo e discriminar a carac­terística pela Qual um objeto pode ou não pertencer a uma coleção;
c)  estabelecer a relação de inclusão, percebendo agrupa­mentos menores presentes num agrupamento maior;
d) estabelecer a relação de disjunção, percebendo ao classificar Quando dois ou mais agrupamentos são absolutamente separados, isto é, não têm elemento comum.

Comportamentos de classificação podem ser considerados como uma das primeiras manifestações de pen­samento lógico do ser humano, portanto, passaremos a apre­sentar as atividades oue desenvolverão ainda mais essa habili­dade natural.

SERIAÇÃO
São sequências dadas, identificadas por meio de uma regra de formação.
Ao propor situações de desafios, com o objetivo de oue a criança adouira a noção de ordem no seu mundo físico, pretende-se ajudá-la a perceber a ordem no campo dos números (incluir classes).
objetivo final do trabalho desenvolvido com as atividades de seriação é que a criança desenvolva seu cognitivo para perceber oue cada elemento da série de contagem é um a mais que o anterior e um a menos que o posterior.

SEQUENCIAÇÃO
A sequenciação é de fundamental importância para que se desenvolva o conceito de número. Pois, na escrita dos numerais, a criança passa a perceber que o numeral 12 é diferente do numeral 21, por exemplo, embora esses sejam formados pelos mesmos algarismos.

ATIVIDADES DE CLASSIFICAÇÃO, SERIAÇÃO E SEQUENCIAÇÃO

Caçada Maluca: Organizar 3 caixas ou mais e identificá-las com cores diferentes. As crianças deverão procurar, pela sala, objetos que correspondam as três cores das caixas e guardá-las nas caixas com as respectivas cores. Estipular um tempo para a captura, ao sinal ( apito, final da música...) deve encerrar a caçada. (Caso na sala não haja muitos objetos coloridos à disposição, o professor deve selecioná-los e escondê-los).
Dividir a turma em três grupos, onde cada grupo representa uma cor. A partir daí lançar desafios: contar quantos objetos de cada cor foi capturado; observar quem tem mais/menos; levantar hipóteses se um número X de objetos conseguisse escapar quantos permaneceriam; agrupar por diferentes texturas, pesos, tamanhos; ordená-los levando em conta suas características, entre outros.
Para Classificação: Usando materiais manipulativos variados: botões, tampas, brinquedinhos de plástico, pede-se que cada grupo de 4 crianças faça agrupamentos de objetos em função da semelhança na cor, forma ou espécie e aos poucos os agrupamentos prosseguem fazendo alternância nos critérios pensados. É fundamental que a professora faça os questionamentos: O que pensaram ao agrupar os objetos daquele jeito? Em que se parecem, porque os objetos de uma coleção ficaram separados dos outros? Qual o nome que pode ser dado aos que ficaram fora da coleção?
Jogo dos Pares: (grupo de 4 alunos) com blocos lógicos, tendo como objetivo comparar características das peças e formando pares ( oito peças dos blocos lógico-quadrados e triângulos grandes e pequenas, azuis e vermelhos). O primeiro aluno forma um par utilizando um critério de sua escolha, os demais devem descobrir o critério adotado para formar o primeiro par, a fim de continuarem formando novos pares, obedecendo à mesma regra. Ex: O 1º aluno escolheu seu par, quadrados vermelhos, um grande, um pequeno, utilizando o critério tamanho, os próximos jogadores devem construir pares que mantenham a mesma regra, ou seja, formas e cores iguais, mas tamanhos diferentes. Se o 2º e o 3º jogadores seguirem a regra, o 4º jogador formará o par automaticamente. Ex. de materiais que poderiam ser utilizados: figuras e brinquedos.
Noção de sequencia  utilizando sapatos: O professor  forma um conjunto padrão no centro das crianças ( dois sapatos de lado e três de sola pra cima; três com sola pra cima e dois pra baixo; dois virados pra esquerda e dois pra direita).Elas deverão continuar a sequencia de sapatos obedecendo à mesma regra até todos terem colocado. O professor pode sugerir uma nova fila mudando a regra ou mesmo utilizando o próprio corpo da criança ( sentados e deitados, de costas e de  lado, de bruços e de costas).

Jogo das diferenças: Desenvolver a habilidade de comparar e discriminar. São usadas folhas de A4 e figuras dos blocos lógicos. Sobre a folha, dividida em quatro partes, o professor coloca  duas figuras geométricas que contenham uma diferença, por exemplo, um retângulo azul e um vermelho, nesse caso tendo uma diferença: a cor. O professor coloca a terceira peça e desafia a criança a colocar a quarta peça, observando que entre ela e a vizinha deverão existir as mesmas diferenças. Aos poucos pode ser aumentado o número de diferenças, critérios, chegando a quatro: tamanho, cor, forma e espessura.

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