FACEBOOK: UMA FERRAMENTA TECNOLOGICA QUE APROXIMA A FAMÍLIA DO CONTEXTO ESCOLAR



Desde o mês de Janeiro de 2017, faço parte da equipe diretiva da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Adelaide Fernandes de Souza, localizada no em Arroio Teixeira, distrito de Capão da Canoa-RS.
            Para relatar minha experiência trago como temática : FACEBOOK: UMA FERRAMENTA TECNOLOGICA QUE APROXIMA A  FAMÍLIA DO CONTEXTO ESCOLAR
As redes sociais são tecnologias que mudaram bastante o modo de vida dos seres humanos, pois são meios de comunicação rápidos e eficientes. Sendo assim, trata-se de ferramentas que têm muito a contribuir com a interação entre família e escola.
Sentindo a necessidade de trazer a família para participar da vida escolar do aluno e valorizar a Educação Infantil como uma etapa da educação básica, encontramos no uso das redes sociais- FACEBOOK, a possibilidade de socializar, compartilhar as informações e a divulgar as atividades pedagógicas desenvolvidas na escola.
         O FACEBOOK é uma das redes sociais que mais crescem no mundo. Ele foi criado pelo universitário Mark Zuckerberg, em fevereiro de 2004, com o objetivo de criar um espaço de conexão e comunicação entre os estudantes da Universidade de Havard (EUA). O sucesso da rede foi tão grande, que rapidamente se expandiu para todo o mundo. Além de possibilitar a conexão entre pessoas de diferentes espaços geográficos, o compartilhamento de informações e a interatividade de forma dinâmica e envolvente, ele agrega variados recursos digitais.
Durante o primeiro semestre, como equipe diretiva, propomos ao corpo docente um Projeto Coletivo sobre alimentação saudável. Os alunos, junto dos professores e com a colaboração da comunidade escolar, realizaram o plantio das hortaliças, revitalizando a horta escolar. As turmas, seguiram uma escala semanal de cuidado, manutenção da terra, fertilização do solo e irrigação. Cresceram, foram colhidas, higienizadas e enriqueceram o cardápio da merenda escolar com deliciosas saladas.
Ao encerrar o semestre, a horta ainda estava cheia de hortaliças, prontas para o consumo. Preocupados com as férias dos alunos que se aproximava, com o frio que poderia danificar a horta, colhemos as hortaliças e propomos às famílias uma TAREFA DE FÉRIAS
Com as hortaliças colhidas na horta, montamos um KIT SAUDÁVEL e entregamos para as famílias no ultimo dia de aula. Junto com o kit, um folheto explicativo da tarefa de casa: 
1-      REALIZAR UMA RECEITA DELICIOSA COM AS HORTALIÇAS DA NOSSA HORTA: SALADAS, SANDUICHES, OMELETES...
2-      FAZER OUM REGISTRO ATRAVÉS DE FOTO OU VÍDEO
3-      DESCREVER A RECEITA
4-      POSTAR EM SUA REDE SOCIAL (FACEBOOK)
5-      MARCAR A ESCOLA
6-      USAR A LEGENDA: DA HORTA ESCOLAR PARA NOSSA MESA
7-      FAZER UM BREVE COMENTÁRIO DA EXPERIÊNCIAS REALIZADA

Para surpresa, a cada minuto, uma serie de notificações das postagem da tarefa chegavam na rede social da escola. Uma família motivava a outra , e assim inúmeros registros foram aparecendo na time line da página da escola.
Para fechar com chave de ouro a execução da tarefa de casa pelas famílias, coletou-se todas as fotos postadas e usando mais um recurso tecnológico, o aplicativo de montagem de fotos, confeccionando um quadro com todos os registros.
Como resultado da experiência, pode-se concluir que as redes sociais são ferramentas tecnológicas que contribuem muito para aproximação entre a família e a escola. Elas auxiliam na interação, na comunicação, na divulgação de eventos, na apreciação do trabalho realizado, na valorização dos profissionais, no incentivo à frequência escolar, afinal quem não CURTI e COMPARTILHA ver seu filho nas fotinhos da escola?















VISITE NOSSA REDE SOCIAL E ACOMPANHE OS PROJETOS DESENVOLVIDOS :

https://www.facebook.com/search/top/?q=emei%20profe%20adelaide%20f.%20de%20souza


Comentários