Maria Montessori foi uma das principais integrantes do movimento da Escola Nova.

Maria Montessori foi uma das principais integrantes
do movimento da Escola Nova.
Poucos nomes da história da
educação são tão difundidos fora dos círculos de especialistas como Montessori.
Ele é associado, com razão, à Educação Infantil, ainda que não sejam muitos os
que conhecem profundamente esse método ou sua fundadora, a italiana Maria
Montessori (1870-1952).
Individualidade, atividade e
liberdade do aluno são as bases da teoria, com ênfase para o conceito de
indivíduo como, simultaneamente, sujeito e objeto do ensino. Montessori
defendia uma concepção de educação que se estende além dos limites do acúmulo
de informações.
A filosofia e os métodos
elaborados pela médica italiana procuram desenvolver o potencial criativo desde
a primeira infância, associando-o à vontade de aprender - conceito que ela
considerava inerente a todos os seres humanos.
O método Montessori é
fundamentalmente biológico. Sua prática se inspira na natureza e seus
fundamentos teóricos são um corpo de informações científicas sobre o
desenvolvimento infantil. Segundo seus seguidores, a evolução mental da criança
acompanha o crescimento biológico e pode ser identificada em fases definidas,
cada uma mais adequada a determinados tipos de conteúdo e aprendizado.
Maria Montessori acreditava que
nem a educação nem a vida deveriam se limitar às conquistas materiais. Os
objetivos individuais mais importantes seriam: encontrar um lugar no mundo,
desenvolver um trabalho gratificante e nutrir paz e densidade interiores para
ter capacidade de amar. A educadora acreditava que esses seriam os fundamentos
de quaisquer comunidades pacíficas, constituídas de indivíduos independentes e
responsáveis. A meta coletiva é vista até hoje por seus adeptos como a
finalidade maior da educação montessoriana.
Ao
defender o respeito às necessidades e aos interesses de cada estudante, de
acordo com os estágios de desenvolvimento correspondentes às faixas etárias,
Montessori argumentava que seu método não contrariava a natureza humana e, por
isso, era mais eficiente do que os tradicionais. Os pequenos conduziriam o
próprio aprendizado e ao professor caberia acompanhar o processo e detectar o
modo particular de cada um manifestar seu potencial.
Por
causa dessa perspectiva desenvolvimentista, Montessori elegeu como prioridade
os anos iniciais da vida. Para ela, a criança não é um pretendente a adulto e,
como tal, um ser incompleto. Desde seu nascimento, já é um ser humano integral,
o que inverte o foco da sala de aula tradicional, centrada no professor. Não
foi por acaso que as escolas que fundou se chamavam Casa dei Bambini (Casa das
crianças), evidenciando a prevalência do aluno. Foi nessas "casas"
que ela explorou duas de suas ideias principais: a educação pelos sentidos e a
educação pelo movimento.
Nas
escolas montessorianas, o espaço interno era (e é) cuidadosamente preparado
para permitir aos alunos movimentos livres, facilitando o desenvolvimento da
independência e da iniciativa pessoal. Assim como o ambiente, a atividade
sensorial e motora desempenha função essencial - ou seja, dar vazão à tendência
natural que a garotada tem de tocar e manipular tudo o que está ao seu alcance.
Maria
Montessori defendia que o caminho do intelecto passa pelas mãos, porque é por
meio do movimento e do toque que as crianças exploram e decodificam o mundo ao
seu redor. "A criança ama tocar os objetos para depois poder
reconhecê-los", disse certa vez. Muitos dos exercícios desenvolvidos pela
educadora - hoje utilizados largamente na Educação Infantil - objetivam chamar
a atenção dos alunos para as propriedades dos objetos (tamanho, forma, cor,
textura, peso, cheiro, barulho).
O
método Montessori parte do concreto rumo ao abstrato. Baseia-se na observação
de que meninos e meninas aprendem melhor pela experiência direta de procura e
descoberta. Para tornar esse processo o mais rico possível, a educadora
italiana desenvolveu os materiais didáticos que constituem um dos aspectos mais
conhecidos de seu trabalho. São objetos simples, mas muito atraentes, e
projetados para provocar o raciocínio. Há materiais pensados para auxiliar todo
tipo de aprendizado, do sistema decimal à estrutura da linguagem.
Em Capão da Canoa, temos um
espaço onde trabalha-se com a essência da metodologia montessoriana, O ESPAÇO
FENIX BRINQUEDOTECA é um lugar livre, aberto para visitações, pré-agendadas,
onde os alunos integram-se ao espaço, as regras, socializam uns com os outros,
trocam experiencias e vivências, exploram brinquedos e materiais, entre varias
outras atividades.
Registro da vista da EMEI Professora Adelaide F. de Souza ao ESPAÇO FENIX com as turmas de Maternal I e Pré Escolar I.
Registro da vista da EMEI Professora Adelaide F. de Souza ao ESPAÇO FENIX com as turmas de Maternal I e Pré Escolar I.
ESPAÇO FENIX BRINQUEDOTECA- Av.Paraguassú,330. Praia do Barco (3,02 km). Capão da Canoa-RS
Contato:(51) 99887-9480
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
FILHO, Lourenço. O Movimento da Escola Nova e suas bases históricas In: _______. Introdução ao estudo da Escola Nova. 9ª edição, São Paulo: Melhoramentos, 1967. p.17-33.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
FILHO, Lourenço. O Movimento da Escola Nova e suas bases históricas In: _______. Introdução ao estudo da Escola Nova. 9ª edição, São Paulo: Melhoramentos, 1967. p.17-33.
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