AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
DIFERENTES ENFOQUES SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
Lendo o texto
proposto na interdisciplina de linguagem e educação , AQUISIÇÃO
DA LINGUAGEM, de Samanta Demétrio da Silva (2010), pude
compreender as principais teorias de
aquisição da linguagem, as quais serviram como subsidio para elaboração de um MAPA
CONCEITUAL com ideias-chave sobre essa temática.
Com o texto, destaco
também, alguns aspectos, os quais considerei importantes sobre as teorias
estudas.
SKINNER (behaviorista) -apresenta a aquisição
da linguagem como um processo passivo de imitação da fala dos adultos, mais o
esforço positivo quando existe acerto e de esforço negativo quando há erro. O
ambiente tem papel fundamental, pois a criança não desenvolve a linguagem por
ela mesma, necessitando assim de fatores externos para que esse desenvolvimento
aconteça.
CHOMSKY - apresenta a aquisição da linguagem como um elementos básicos dos
pressupostos inatos cuja ideia gira em torno de que os seres humanos são
dotados, desde o seu nascimento, de uma disposição inata, específica para a
linguagem, denominada Gramática universal, conjunto de restrições linguísticas capazes de determinar
as formas que a língua humana pode se manifestar, guia a aquisição da língua pela criança através da interação com o
ambiente linguístico. Tal mecanismo explica a capacidade da criança em adquirir
uma língua complexa tão rapidamente.
VYGOTSKY- apresenta o desenvolvimento da linguagem e a sua
relação com o pensamento, definem que a aprendizagem e o desenvolvimento
cognitivo são processos construídos culturalmente, fundados
sócio-historicamente e não apenas influenciado pelo contexto cultural. Vygotsky
define a base da aquisição e do desenvolvimento da linguagem como sendo
mais social e cultural do que individual e biológica, diferente da visão
cognitivista e construtivista que propôs Piaget.
A aquisição e o
desenvolvimento da linguagem podem então ser vistos como aquisição de um
sistema representativo que se da através de signos que são construídos
culturalmente e capazes de transformar as funções elementares de origem
biológica - processos psicológicos - do sujeito e funções superiores - de
origem sociocultural - a medida em que vai se apropriando de instrumentos
culturais.
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