Como havia comentado em outra postagem, estou vivendo a Gestão
Escolar todos os dias. Tarefa nada fácil, pois o gestor precisa saber
administrar e dar soluções a todos assuntos que se refere a escola sem esquecer
da organização pedagógica. Trago outro artigo referente ao tema Gestão Escolar.
Ser
diretor escolar é algo complexo. Além de organizar a questão pedagógica, o
diretor também tem que dar conta de tarefas administrativas. Assim, o diretor
de uma escola precisa ser um profissional extremamente eficiente e qualificado
para desenvolver sua função.
Fica claro que o trabalho do diretor é fundamental
para toda a comunidade escolar, afinal é ele quem coordena todos os processos
da instituição de ensino. Pensando nisso, elaboramos esse artigo, em que explicaremos
quais são as atribuições do diretor e qual o perfil ideal para esse cargo.
A
gestão escolar é uma forma de administrar o todo da escola. Isto quer dizer que
a gestão buscar atender as exigências de todos os setores que envolvem essas
práticas, desde funcionários, estrutura física da escola até em relação aos
pais e alunos e o clima destes com o ambiente educacional.
Além
disso, é preciso adequar ao que a sociedade impõe para cada indivíduo. Ou seja,
os educadores têm a missão de formar cidadãos íntegros, de opinião, críticos
sobre a realidade em que vivem e ainda o auxiliar no desenvolvimento de suas
habilidades e competências, naturais e aprendidas com o passar do tempo.
Com
certeza não é uma tarefa fácil, contudo, é necessária. Dessa forma, a gestão
escolar procura oferecer todo esse suporte ao aluno e também ao professor e
demais funcionários, para que todos possam caminhar na mesma direção e obter
bons resultados durante e no final do processo.
Existem
três conceitos principais dentro da abordagem de gestão de pessoas. Elas são
conhecidas como: gestão administrativa, gestão pedagógica e a gestão de
recursos humanos. O funcionamento dessas três áreas é de forma integrada, na
qual todas se comunicam entre si.
Nos
próximos tópicos cada tipo de gestão será apresentado para melhor entendimento
das áreas, como atua dentro da escola e a importância que tem. É preciso ter esse
conhecimento porque ajudará e muito na relação com as pessoas dentro da
instituição e com certeza trará excelentes resultados para a escola como um
todo.
1 –
Conceito de gestão escolar: Gestão Administrativa
Essa
á a parte mais burocrática dessa história. Aqui o gestor terá que olhar para as
questões que envolvem a estrutura, condições e organização física e também
legal do lugar.
É
preciso investigar se há a necessidade de fazer algum tipo de reforma no prédio
e salas de aula; observar as carteiras, mesas, cadeiras, lousas, livros e
demais objetos qual o estado em que se encontram e trocar caso aja a
necessidade. Equipamentos de som, televisores e computadores devem sempre ser
testados para que não acontece nenhum problema quando forem usar.
No
campo institucional, a gestão escolar terá presença marcada em sua atuação.
Porque existem as leis que regem os direitos e deveres de cada cidadão, sendo
de extrema importância o gestor conhecê-las assim para poder colocar em prática
o que está disposto nas leis.
A
administração da escola também fica encarregada de cuidar dos recursos
financeiros e dos gastos do ano. Saber controlar o dinheiro que entra e
distribui-lo adequadamente nas necessidades do local, é essencial para uma boa
gestão financeira.
Inadimplências
de alunos não são toleráveis e terão que ser vistas pela administração da
instituição. Os problemas que esse tipo de contratempo pode gerar são diversos,
acarretando complicações não apenas para a escola, mas também ao próprio aluno.
Para contornar esse tipo de situação, medidas devem ser tomadas o quanto antes.
Todas
as estratégias de atuação das práticas escolares e demais informações
administrativas devem estar presentes no Plano Político Pedagógico de Gestão
Escolar e descritas no Regime Escolar.
2 – Conceito
de gestão escolar: Gestão Pedagógica
Considerada
dentre as três a mais fundamental e significativa, a gestão pedagógica tem o
intuito de dar atenção maior para área de educação, em outras palavras da
escola, propriamente dita, e da parte educacional.
Aqui,
os profissionais se reúnem para discutir melhor quais os objetivos específicos
e gerais em relação aos métodos de ensino e aprendizagem dos alunos. A
definição da abordagem da prática leva em consideração os objetivos
estabelecidos e o perfil daquele público com o qual irão trabalhar. Os
conteúdos curriculares são elaborados e as metas para o ano são traçadas.
Outra
função dentro da gestão pedagógica é a de fazer o acompanhamento e a avaliação
do rendimento do que foi planejado anteriormente. Dentro das estratégias,
objetivos e metas verificar se foi possível alcançar bons resultados, caso o
contrário, entender os motivos que levaram a um não aproveitamento total desses
requisitos.
Também
é feita a avaliação do desempenho escolar durante todo o ano letivo dos alunos,
dos professores e dos demais funcionários que compõe a esquipe escolar. Olhar
sempre para o todo da instituição, e não para suas partes isoladas.
As
especificidades sobre o que se espera de cada área são descritas dentro do
Regime Escolar, incluídas no Projeto Pedagógico e apresentadas aos integrantes
da instituição, a fim de que todos tomem conhecimento de suas atribuições nesse
ambiente e durante um ano de convívio.
O
papel de diretor dentro da escola é essencial, principalmente quando o assunto
envolve a gestão pedagógica. Ele é considerado o responsável por levar o campo
pedagógico rumo ao sucesso, ou fracasso; e recebe o apoio do Coordenador
Pedagógico que irá ajudar na elaboração e aplicação dos projetos e planos.
3 –
Conceito de gestão escolar: Gestão de Recursos Humanos
Vista
por muitos como o campo mais sensível dentro da gestão escolar, os recursos
humanos possuem o objetivo de trabalhar com os relacionamentos entre pessoas,
de forma direta, dentro da instituição.
Este
fato ocorre por conta de que não é fácil manter várias pessoas trabalhando
motivadas e satisfeitas, sem nenhum problema ou obstáculo pelo caminho. Saber
contornar as dificuldades e as complicações do cotidiano e das relações entre
os sujeitos é realmente uma tarefa para poucos.
É
necessário buscar manter o diálogo e um bom relacionamento com os alunos,
professores, equipe de funcionários da escola e pais ou responsáveis; pois
grande parte dos problemas dentro de uma instituição ocorrem devido a uma má
comunicação ou até mesmo por falta de informações sobre determinado assunto.
A
respeito dos funcionários, o gestor deve procurar fazer com que se sintam bem
dentro do ambiente profissional. As vitórias e os fracassos devem ser
compartilhados com o todo escolar, para que assim possam se sentir os
responsáveis pelo resultado obtido no final.
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