MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

JOGOS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

É percebível que as brincadeiras e jogos matemáticos não constituem a aprendizagem em si, mas um excelente meio que permite o diagnóstico, a intervenção e até mesmo a transmissão de conteúdos conceituais, procedimentos e atitudes sem que o educando perceba tal inferência. A infância, um dos momentos mais fascinantes da vida, é o período onde exteriorizamos nossos sentimentos, nossas experiências e nossa criatividade da forma mais espontânea que existe; brincando através do jogo que a criança interage com a realidade e estabelece relações com o mundo que vive. O brincar da criança não pode ser considerado simplesmente uma atividade complementar de forma pedagógica, mas atividade fundamental para desenvolver identidade cultural e a formação da personalidade.
A Educação Infantil é um período extremamente fértil em relação à construção de novos conhecimentos, sejam eles sociais, afetivos ou cognitivos. A criança dessa faixa etária é capaz de estabelecer relações complexas entre os elementos da realidade que se apresenta. Por meio da brincadeira a criança se desenvolve socialmente conhecendo as atitudes e as habilidades necessárias para viver em seu grupo social.
Para Piaget (1971) o desenvolvimento cognitivo acontece como resultado de vários fatores: maturação, experiência, transmissão educativa, e um equilíbrio por autoregulações. Piaget estabelece diferenças entre a experiência física e a experiência lógico-matemática. A experiência física compreende a ação direta sobre o objeto: pegar, manusear, dobrar, jogar, bater e permite descobrir propriedades como tamanho, forma, cor, peso, inerentes aos objetos. Neste caso os objetos são fontes do conhecimento físico. Já a experiência lógico-matemática compreende a coordenação de ações que a criança exerce sobre os objetos, criando e introduzindo relações entre eles. A utilização do brinquedo/jogo educativo com fins pedagógicos lembra-nos da importância desses elementos para situações ensino-aprendizagem e de desenvolvimento infantil. Por isso apontamos para a importância do uso do brinquedo em situações matemático-cognitivas dentro do ambiente escolar, fato que proporcionará ao aluno o desenvolvimento do raciocínio, a construção da noção de número, a capacidade de dedução (raciocínio lógico) e o desenvolvimento de instrumentos intelectuais para a futura compreensão das operações como adição, subtração, divisão e multiplicação, que serão vistas no Ensino Fundamental. Na pré-escola, a matemática não deve ser vista como disciplina ou matéria escolar, mas como uma atividade do pensamento que está em permanente relação com suas atividades diárias na escola, em casa ou em qualquer outro lugar. É a aquisição da noção de conservação, classificação, seriação, de espaço, tempo, velocidade, distância, causalidade, tamanho, espessura, peso, dentre outras.
Devemos integrar essas atividades com outros objetivos como o desenvolvimento da coordenação motora.
Os jogos contribuem para o desenvolvimento intelectual, pois através da manipulação de materiais variados a criança poderá reinventar coisas, reconstruir objetos, fazer relações com situações reais, aprender as regras dos mais velhos, desenvolver sua linguagem. Na sala de aula podem promover a relação entre parceiros e grupos, o que é um fator de avanço cognitivo, pois durante os jogos a criança estabelece decisões.
Normalmente não costumo desenvolver atividades de multiplicação e divisão na educação infantil. Mas buscando sobre esse conteúdo, me deparei com uma figura que me originou uma ideia de adaptação para trabalhar a divisão e a multiplicação de forma lúdica.

Baseado no conto infantil “Cachinhos dourados”, utilizando macarrão parafuso como material de contagem e fichas com números, as crianças terão que dividir o macarrão entre os personagens. Por exemplo: Primeira ficha sorteada, número 8. Segunda ficha sorteada, numero 4. Então deverão ser estimulados a Dividir 8 unidades de massinha parafuso entre os 4 personagens. Ou, Primeira ficha sorteada numero 2. Segunda ficha sorteada, numero 2. Deverão dividir 2 massinhas entre 2 personagens.
Para a multiplicação, poderemos utilizar até a multiplicação por 4. Multiplicando o numero das fichas que indicam a quantidade de macarrão pelo numero de personagens. (Ex: primeira ficha , numero 2. Segunda ficha, numero 4. Cada personagem ganhará, dois macarrõezinhos e no total deverão ser somados, a fim de compreender que 2 X 4= 8)
O jogo poderá ser jogado entre uma ou duas crianças, com o acompanhamento da professora.





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