JOGOS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
É percebível que as brincadeiras e jogos matemáticos não
constituem a aprendizagem em si, mas um excelente meio que permite o
diagnóstico, a intervenção e até mesmo a transmissão de conteúdos conceituais,
procedimentos e atitudes sem que o educando perceba tal inferência. A infância,
um dos momentos mais fascinantes da vida, é o período onde exteriorizamos
nossos sentimentos, nossas experiências e nossa criatividade da forma mais
espontânea que existe; brincando através do jogo que a criança interage com a
realidade e estabelece relações com o mundo que vive. O brincar da criança não
pode ser considerado simplesmente uma atividade complementar de forma
pedagógica, mas atividade fundamental para desenvolver identidade cultural e a
formação da personalidade.
A Educação Infantil é um período extremamente fértil em
relação à construção de novos conhecimentos, sejam eles sociais, afetivos ou
cognitivos. A criança dessa faixa etária é capaz de estabelecer relações
complexas entre os elementos da realidade que se apresenta. Por meio da
brincadeira a criança se desenvolve socialmente conhecendo as atitudes e as
habilidades necessárias para viver em seu grupo social.
Para Piaget (1971) o desenvolvimento cognitivo acontece como
resultado de vários fatores: maturação, experiência, transmissão educativa, e
um equilíbrio por autoregulações. Piaget estabelece diferenças entre a
experiência física e a experiência lógico-matemática. A experiência física
compreende a ação direta sobre o objeto: pegar, manusear, dobrar, jogar, bater
e permite descobrir propriedades como tamanho, forma, cor, peso, inerentes aos
objetos. Neste caso os objetos são fontes do conhecimento físico. Já a
experiência lógico-matemática compreende a coordenação de ações que a criança
exerce sobre os objetos, criando e introduzindo relações entre eles. A
utilização do brinquedo/jogo educativo com fins pedagógicos lembra-nos da
importância desses elementos para situações ensino-aprendizagem e de
desenvolvimento infantil. Por isso apontamos para a importância do uso do
brinquedo em situações matemático-cognitivas dentro do ambiente escolar, fato
que proporcionará ao aluno o desenvolvimento do raciocínio, a construção da
noção de número, a capacidade de dedução (raciocínio lógico) e o
desenvolvimento de instrumentos intelectuais para a futura compreensão das
operações como adição, subtração, divisão e multiplicação, que serão vistas no
Ensino Fundamental. Na pré-escola, a matemática não deve ser vista como
disciplina ou matéria escolar, mas como uma atividade do pensamento que está em
permanente relação com suas atividades diárias na escola, em casa ou em
qualquer outro lugar. É a aquisição da noção de conservação, classificação,
seriação, de espaço, tempo, velocidade, distância, causalidade, tamanho, espessura,
peso, dentre outras.
Devemos integrar essas atividades com outros objetivos como
o desenvolvimento da coordenação motora.
Os jogos contribuem para o desenvolvimento intelectual, pois
através da manipulação de materiais variados a criança poderá reinventar
coisas, reconstruir objetos, fazer relações com situações reais, aprender as
regras dos mais velhos, desenvolver sua linguagem. Na sala de aula podem
promover a relação entre parceiros e grupos, o que é um fator de avanço
cognitivo, pois durante os jogos a criança estabelece decisões.
Normalmente não costumo desenvolver atividades de
multiplicação e divisão na educação infantil. Mas buscando sobre esse conteúdo,
me deparei com uma figura que me originou uma ideia de adaptação para trabalhar
a divisão e a multiplicação de forma lúdica.
Baseado no conto infantil “Cachinhos dourados”, utilizando
macarrão parafuso como material de contagem e fichas com números, as crianças
terão que dividir o macarrão entre os personagens. Por exemplo: Primeira ficha
sorteada, número 8. Segunda ficha sorteada, numero 4. Então deverão ser
estimulados a Dividir 8 unidades de massinha parafuso entre os 4 personagens.
Ou, Primeira ficha sorteada numero 2. Segunda ficha sorteada, numero 2. Deverão
dividir 2 massinhas entre 2 personagens.
Para a multiplicação, poderemos utilizar até a multiplicação
por 4. Multiplicando o numero das fichas que indicam a quantidade de macarrão
pelo numero de personagens. (Ex: primeira ficha , numero 2. Segunda ficha,
numero 4. Cada personagem ganhará, dois macarrõezinhos e no total deverão ser
somados, a fim de compreender que 2 X 4= 8)
O jogo poderá ser jogado entre uma ou duas crianças, com o
acompanhamento da professora.
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