Há escolas que são gaiolas e há escolas
que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
https://www.youtube.com/watch?v=z6_aLe3vF_A
A interdisciplina de Seminário Integrador IV, nos levou a refletir sobre ESCOLAS GAIOLAS E ESCOLAS ASAS.
Assistindo a palestra de Rubem
Alves no youtube, compreendi que o texto aborda a construção do conhecimento através de um novo
modelo de educação que utilize a sociedade como parceira e mude a visão do
professor enquanto mero instrumento de repasse de informação sendo debatido
qual o verdadeiro papel do professor na sala de aula .
Tem uma grande importância significativa
para o aprimoramento e evolução da própria sociedade nos levando a analisar o
comportamento do docente na atualidade e as mudanças de paradigmas que podem
levar a uma nova forma de educar.
As Escolas Gaiolas,
onde professores e alunos estão presos a metodologias, conteúdos, metas, notas e
pensamentos prontos, que não levam a reflexão e ao pensamento livre.
Rubem Alves compara um pássaro engaiolado ao aluno a quem não se dá a
liberdade de pensar por si próprio. Assim como uma ave na gaiola só sai de um
lugar para outro quando seu dono a locomove, a criança que cresce repetindo o
saber de outros, sem levar em conta seus próprios pensamentos, é altamente
manipulável por aqueles que se consideram superiores em conhecimento e poder,
monitorando seus passos e suas ideias, se é que as tem.
As Escolas Asas, onde os alunos e
professores são livres para pensar,criar, fazer,
contruir, interagir, buscar formas de repensar o ensino, sem discriminação ,onde
os professores escutam os anseios de seus alunos e proporcionam maneiras para a
realização de diferentes sonhos.
Pensar por si mesmo, é comparado pelo
autor a uma “águia que só alça voo nos espaços vazios do desconhecido. Pensar é
voar sobre o que não se sabe. Não existe nada mais fatal para o pensamento que
o ensino das respostas certas”.
Olá, Gabriele. Ótima síntese a respeito do vídeo. O autor faz um paralelo entre a escola tradicional e a escola que faria a diferença nos dias de hoje. Faria? De que forma? Como tu te situarias nessa questão, tanto como professora e como aluna do pead. Em que momentos há asas e em que momentos há grades?
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