SAÚDE VOCAL





Vendo o filme MINHA VOZ, MINHA VIDA, na interdisciplina de MÚSICA NA ESCOLA, pude refletir a importância da voz para nós professores, e como a utilizamos mal. Bom seria se o sistema de saúde junto a fonoaudiólogos pudessem nos oferecer educação vocal através de palestras informativas, oficinas fonoaudiológicas com técnicas preventivas para o cuidado com a voz. A docência exige grande demanda da voz sendo constatada uma série de problemas vocais entre os que a exercem.
Poucos profissionais da educação possuem preparo vocal  e consciência das boas atitudes para prevenção e cuidados  com a voz. Há conhecimento apenas superficial a respeito dos cuidados, sinais e sintomas do processo saúde/doença vocal, como também há dificuldade em perceber, interpretar e enfrentar os determinantes do uso da voz , por vezes resistência na busca pelo atendimento especializado.
A voz do professor é apontada por ele mesmo como um de seus principais recursos de trabalho, porém pela falta de prévio treinamento vocal, e por um conjunto de condições desfavoráveis de ensino, o professor torna-se um profissional de risco para desenvolver um problema de voz. A responsabilidade de transmitir conhecimento, de formar culturalmente alunos e de cumprir os currículos escolares, entretanto leva muitas vezes o professor a relegar seus problemas vocais a segundo plano, buscando ajuda somente quando se torna impossível produzir uma voz audível.
A saúde vocal é considerada um aspecto importante da saúde geral e qualidade de vida do professor, pois a voz é o seu principal instrumento de trabalho e importante recurso na relação professor/alunos, com implicações relevantes no processo ensino-aprendizagem. As alterações de voz são responsáveis por um número significativo de queixas, licenças médicas, afastamentos e readaptações funcionais, representando prejuízos para o trabalhador professor, para a comunidade escolar e toda a sociedade.
A voz não somente é uma importante ferramenta de trabalho como também um bem precioso do ser humano que facilita grandemente o ato da comunicação. O professor, enquanto educador e profissional da voz necessita de um padrão de voz adequado para possibilitar clareza e segurança nas informações transmitidas aos seus educandos, e para tal, conhecer estratégias de comunicação para "conquistá-los".
A maioria dos professores realiza uma jornada extensa de trabalho, impondo a sua voz, principal ferramenta para o exercício ocupacional, uma sobrecarga importante. Trazem consigo, reflexos das condições ambientais e recursos materiais que prejudicam sua atuação. Desconhecem os cuidados que devem ter com a alimentação, o sono, as vestimentas e recursos vocais que o auxiliarão na manutenção da boa qualidade vocal. 


           


Comentários