
Poucos profissionais da educação possuem preparo vocal e consciência das boas atitudes para prevenção
e cuidados com a voz. Há conhecimento
apenas superficial a respeito dos cuidados, sinais e sintomas do processo saúde/doença
vocal, como também há dificuldade em perceber, interpretar e enfrentar os
determinantes do uso da voz , por vezes resistência na busca pelo atendimento
especializado.
A voz do professor é apontada por ele mesmo como um de seus
principais recursos de trabalho, porém pela falta de prévio treinamento vocal,
e por um conjunto de condições desfavoráveis de ensino, o professor torna-se um
profissional de risco para desenvolver um problema de voz. A responsabilidade
de transmitir conhecimento, de formar culturalmente alunos e de cumprir os
currículos escolares, entretanto leva muitas vezes o professor a relegar seus
problemas vocais a segundo plano, buscando ajuda somente quando se torna
impossível produzir uma voz audível.
A saúde vocal é considerada um aspecto importante
da saúde geral e qualidade de vida do professor, pois a voz é o seu principal
instrumento de trabalho e importante recurso na relação professor/alunos, com
implicações relevantes no processo ensino-aprendizagem. As alterações de voz
são responsáveis por um número significativo de queixas, licenças médicas,
afastamentos e readaptações funcionais, representando prejuízos para o
trabalhador professor, para a comunidade escolar e toda a sociedade.
A voz não somente é uma importante ferramenta de
trabalho como também um bem precioso do ser humano que facilita grandemente o
ato da comunicação. O professor, enquanto educador e profissional da voz
necessita de um padrão de voz adequado para possibilitar clareza e segurança
nas informações transmitidas aos seus educandos, e para tal, conhecer
estratégias de comunicação para "conquistá-los".
A maioria dos professores realiza uma jornada
extensa de trabalho, impondo a sua voz, principal ferramenta para o exercício
ocupacional, uma sobrecarga importante. Trazem consigo, reflexos das condições
ambientais e recursos materiais que prejudicam sua atuação. Desconhecem os
cuidados que devem ter com a alimentação, o sono, as vestimentas e recursos
vocais que o auxiliarão na manutenção da boa qualidade vocal.
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