LINGUA DE SINAIS OU LINGUAGEM DE SINAIS

LINGUA OU LINGUAGEM DE SINAIS?????

Muitas pessoas se confundem ao citar LIBRAS como uma linguagem e não como língua, decidi então, deixar aqui alguns esclarecimentos a respeito das diferenças entre os dois termos para um melhor entendimento.

LINGUAGEM é a capacidade natural que o ser humano tem de se comunicar, seja por meio de palavras, gestos, imagens, sons , cores, expressões, etc.
A linguagem pode ser classificada em: verbal e não verbal.
Linguagem Verbal – é aquela que tem por unidade a palavra (escrita ou falada).
Linguagem Não-verbal – quando utiliza gestos, movimento, sons, cores, imagens, etc.
Pode-se optar pelo uso de uma ou outra forma de linguagem, ou mesmo utilizar a combinação da duas para se comunicar.
Linguagem: universal e abstrata capacidade de todo ser humano. Por exemplo, o sorriso é entendido por qualquer ser humano.

LÍNGUA é o conjunto de sinais que determinadas comunidades usam para se comunicar. São as regras gramaticais.  É o tipo de código formado por palavras e leis combinatórias por meio do qual as pessoas se comunicam e interagem entre si.
Língua: local e concreta, capacidade de determinado povo, ou de quem se disponha a aprender as regras gramaticais da língua específica. Por Exemplo, o idioma francês só é entendido pelo povo francês, ou por quem estude e domine a gramática da língua francesa.


 

Comentários

  1. Oi Gabriele,muito boa sua reflexão, apesar da legislação ter avançado, ainda é muito recente o contato com LIBRAS no mundo acadêmico e com certeza estas distorções ainda acontecem.,

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi... Realmente eu era uma dessas pessoas, pois ainda não me deparei com este tipo de aluno, não temos este conhecimento, muitas vezes não sabemos nem como começar. Oportunidade maravilhosa que este curso nos oferece. Como tu achas que os municípios poderiam preparar seus profissionais para atender esta nova realidade?

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi... Realmente eu era uma dessas pessoas, pois ainda não me deparei com este tipo de aluno, não temos este conhecimento, muitas vezes não sabemos nem como começar. Oportunidade maravilhosa que este curso nos oferece. Como tu achas que os municípios poderiam preparar seus profissionais para atender esta nova realidade?

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabi gostei da suas reflexões, pena que infelizmente vivemos em um mundo tão pouco acessível ao deficiente apesar de toda a legislação (que por enquanto, pouco é colocada em pratica).

    ResponderExcluir

Postar um comentário