ESCOLA E MODERNIDADE
Vendo uma matéria no programa Fantástico da Rede Globo me onde o assunto em discussão era um vídeo da internet onde um garoto agredia seus professores, derrubava, jogava, chutava objetos da sala da diretora, me lembrei do conteúdo que
li no texto "A maquinaria escolar", dos sociólogos espanhóis Julia
Varela e Fernando Álvarez-Uría em que vimos na disciplina de Escolarização, Espaço
e Tempo na Perspectiva Histórica, sobre Escola e Modernidade. Refletindo sobre o assunto vejo que para as pessoas que vivenciaram a escola de alguns
anos atrás, como eu quando era aluna, e presenciam os atuais acontecimentos da
escola pública no Brasil de agora,hoje como professora, nota uma mudança
catastrófica com relação ao comportamento dos alunos. Falta de interesse pelo
conteúdo e desrespeito pelos professores são apenas alguns dos problemas
enfrentados em sala de aula, além desses uma série de problemas chegam a somar
tomando o efeito de uma bola de neve onde o bullyng e a violência torna-se o
ponto mais crítico desse somatório de dificuldades.
Se nós fizermos uma comparação com a escola pública de anos atrás, fica
bem visível que a quantidade de recursos era bem inferior e mesmo assim a
qualidade do ensino e do aprendizado dos alunos no tocante ao interesse é com
certeza bem superior aos dos dias atuais. A educação é o ponto básico para
estruturar toda uma sociedade. Apesar dos esforços das pessoas realmente
interessadas em fazer uma educação de qualidade nesse país estamos muito
distantes ainda de conseguir atingir esse objetivo.
Na minha opinião o ponto principal para se atingir esse objetivo será a
união da família dos alunos com a escola e a sociedade de uma forma geral, nos
conselhos caseiros sobre a importância da escola, na presença e participação
dos responsáveis com relação às necessidades dos alunos, na cobrança e estimulo
dos pais por resultados positivos tanto
do corpo docente quanto do discente. Tenho
esperança de um futuro melhor com uma educação de qualidade de pessoas
conscientes e formadoras de opinião, com uma política justa em todos os setores
de nossa sociedade livre de toda e qualquer situação avessa ao crescimento
intelectual.
Será que só a escola pública está a mercê desta mudança?
ResponderExcluir