A LITERATURA INFANTIL- LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ao discutirmos e debatermos bastante em
sala de aula sobre as angustias da alfabetização, trago nesta postagem uma
atividades que faço na rotina semanal dos meus alunos. Utilizo os livros de
literatura infantil para aproximá-los desse mundo de alfabetização e
letramento. Busco através desta atividade incentivar e motivar a inserção da
criança ao mundo da literatura infantil, propiciando a interação entre o real e
o imaginário, enriquecendo e despertando a fantasia e o lúdico.
Lendo mais sobre esse tema, vejo que
durante muito tempo, pensava-se que ser alfabetizado era conhecer as letras do
alfabeto. Atualmente, sabe-se que, embora seja necessário, conhecer o código
linguístico não é suficiente para o uso competente da língua escrita. A partir
de tal entendimento, a palavra letramento vem sendo cada vez mais utilizada com
o objetivo de inserir a criança numa cultura letrada, tal como a atual. Para
tanto, a alfabetização é apenas um meio.
A literatura infantil pode ser uma grande
aliada durante o processo de alfabetização, auxiliando e facilitando a
aprendizagem, bem como desenvolvendo a imaginação, a criatividade e o prazer
pela leitura. Pensar na literatura infantil no processo de alfabetização e
letramento significa inserir a criança em um universo de aprendizagem lúdico e
prazeroso, em que a se tem um maior estimulo ao aprender a ler e escrever.
A leitura frequente de
histórias para crianças é, sem dúvida, a principal e indispensável atividade de
letramento na educação infantil. Se adequadamente desenvolvida, essa atividade
conduz a criança, desde muito pequena, a conhecimentos e habilidades
fundamentais para a sua plena inserção no mundo da escrita.
Quais seriam os critérios de adequação para a prática de leitura na faixa etária que tu trabalha?
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