A LITERATURA INFANTIL - LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A LITERATURA INFANTIL- LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ao discutirmos e debatermos bastante em sala de aula sobre as angustias da alfabetização, trago nesta postagem uma atividades que faço na rotina semanal dos meus alunos. Utilizo os livros de literatura infantil para aproximá-los desse mundo de alfabetização e letramento. Busco através desta atividade incentivar e motivar a inserção da criança ao mundo da literatura infantil, propiciando a interação entre o real e o imaginário, enriquecendo e despertando a fantasia e o lúdico.
Lendo mais sobre esse tema, vejo que durante muito tempo, pensava-se que ser alfabetizado era conhecer as letras do alfabeto. Atualmente, sabe-se que, embora seja necessário, conhecer o código linguístico não é suficiente para o uso competente da língua escrita. A partir de tal entendimento, a palavra letramento vem sendo cada vez mais utilizada com o objetivo de inserir a criança numa cultura letrada, tal como a atual. Para tanto, a alfabetização é apenas um meio.
A literatura infantil pode ser uma grande aliada durante o processo de alfabetização, auxiliando e facilitando a aprendizagem, bem como desenvolvendo a imaginação, a criatividade e o prazer pela leitura. Pensar na literatura infantil no processo de alfabetização e letramento significa inserir a criança em um universo de aprendizagem lúdico e prazeroso, em que a se tem um maior estimulo ao aprender a ler e escrever.

A leitura frequente de histórias para crianças é, sem dúvida, a principal e indispensável atividade de letramento na educação infantil. Se adequadamente desenvolvida, essa atividade conduz a criança, desde muito pequena, a conhecimentos e habilidades fundamentais para a sua plena inserção no mundo da escrita. 






Comentários

  1. Quais seriam os critérios de adequação para a prática de leitura na faixa etária que tu trabalha?

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