PROJETO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Lendo sobre o texto de Zabala, Antoni (2002) sobre Métodos Globalizados que nortou a atividade da semana 3, da disciplina ESCOLA, PROJETO PEDAGÓGICO E CURRÍCULO , pude (re)ver minha prática em sala de aula. A forma com que dinamizo os conteúdos da Educação Infantil.
Através dos Projetos Pedagógicos consigo interligar os conteúdos, atingindo o maior objetivo desta etapa, o desenvolvimento das habilidades e competências, e nossos pequenos educandos se divertem.
Um dos projetos que realizo CONTOS E SABORES, é realizado uma hora do conto e a partir dela atividades de culinária,
vejo a possibilidade de interligar vários conteúdos como identidade, autonomia, noções lógicas e matemática, linguagem oral e escrita, conhecimento de mundo,movimento e habilidades motoras, estudos da natureza e sociedade, música entre outras. Vejo no trabalho
com Projetos a possibilidade de trazer para dentro do cotidiano escolar, aquilo
que é importante para eles, pensado na lógica do ponto de vista infantil.
Sobre o Projeto...
As atividades são distribuídas em nossa rotina semanal, começando pela Hora do Conto(segunda-feira), depois Artes (terça-feira), Culinária (quarta-feira), Recreação e Música (quinta-feira), Atividades Itinerantes (sexta-feira).
Os ingredientes para Culinária são solicitados para os pais, que contribuem com gosto. Elaboramos a receita, as crianças degustam na hora do lanche e relatam suas sensações e experiencia no momento da rodinha e ainda levam uma prova da culinária para a família experimentar. As crianças adoram e eu, como professora, me realizo ao perceber que eles estão se desenvolvendo a partir desta prática.
HORA DO CONTO: O REINO DAS BORBOLETAS BRANCAS
CULINÁRIA: BORBOLETAS AO FORNO
Gabi concordo com você e também gosto de trabalhar receitas com os alunos. A culinária de modo geral é um tema muito rico para ser abordado em sala de aula e serve também como um canal facilitador para a introdução de novos conceitos ou conteúdos, pois a mesma faz parte do dia a dia de todos. Ela é a tradução da cultura de cada região, com suas particularidades e extravagâncias. Parabéns pela escolha do tópico!!!:)
ResponderExcluirAo trabalhar com receitas, as crianças interagem, isto faz com que esta aprendizagem se torne significativa. Achei bem interessante trabalhar culinária com os pequenos.
ResponderExcluir