Releitura da postagem Comparação entre as teorias estudadas

https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3747695406341804218#editor/target=post;postID=4930355995157364199;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=20;src=postname

Lendo um pouco mais sobre Wallon para construir meu TCC, me aprofundei nos seus estudos, particularmente no tema afetividade, discutido em sua teoria.
Tomando por base as pesquisas do psicólogo francês Henri Wallon, discute-se a necessidade, por parte da escola, em estudar as emoções na prática pedagógica e na formação docente, de maneira a trabalhar a afetividade do professor e do aluno, compreendendo-os em sua totalidade.
A afetividade no campo educativo é vista como um vínculo, laço que une professor e aluno, uma contribuição para romper limites e promover a aprendizagem. Sendo a criança um ser dotado de afetividade e o professor consciente do seu papel como mediador da aprendizagem, precisa olhar e ouvir os apelos da criança e ter o cuidado para não afetá-la, marcando-a, seja positivamente ou negativamente.Todo relacionamento se baseia na afetividade. Quem afeta é, também, de alguma forma afetado. As emoções permeiam toda a vida dos seres humanos e as marcas deixadas pelo professor na criança, são profundas. Dessa forma, mais ainda torna-se necessário que o professor tenha um olhar sensivel quando entra em sala de aula. Muitas vezes é só isso que o aluno precisa: afeto.

Comentários