RELEITURA DA POSTAGEM AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


A aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2017 trouxe algumas mudanças para a  maneira como as crianças são avaliadas. Entre as diretrizes da Base estão a definição de seis direitos de aprendizagem :conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se, e uma nova organização do currículo que coloca a criança como protagonista do processo educativo.
Antes, eram utilizados como documentos estruturantes desta etapa o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), de 1998, e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), de 2009.
Com a BNCC, professores e coordenadores terão mais clareza do papel da Educação de acordo com cinco campos de experiência, que trazem objetivos de aprendizagem e habilidades que as crianças devem desenvolver dos 0 aos 5 anos.
Para a avaliação, além da observação, tanto individual quanto coletiva, é essencial que os docentes tenham registros do que acontece em sala de aula – sejam eles escritos, fotográficos ou filmagens. Esses documentos servirão de base para que o coordenador planeje os momentos de formação e para que os docentes repensem suas práticas coletivamente. A partir da leitura dos registros e da observação de sala de aula, o coordenador pode auxiliar os professores com intervenções para garantir que os direitos previstos na Base sejam materializados no dia a dia.
A avaliação tem um papel central na escola e não pode ser feita apenas no final do ano letivo. Tanto os docentes quanto a supervisão precisam realizar observações e registros ao longo de todo o ano para que, depois, eles sejam reunidos em um portfólio ou documento síntese. Isso servirá para nortear a prática de sala de aula e possibilitar um replanejamento das atividades, caso necessário.

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