RELEITURA DA POSTAGEM AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3747695406341804218#editor/target=post;postID=4159151242102764423;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=29;src=postname

RELEITURA DA POSTAGEM AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM


Contar histórias para uma criança favorece o desenvolvimento da linguagem, especialmente, na sua forma simbólica permitindo surgir elementos da sua imaginação e da criatividade. É ouvindo histórias que os pequenos sentem emoções, descobrem outros lugares e outras épocas iniciam a sua caminhada para o mundo da leitura. As histórias infantis oportunizam ampliar o universo de conhecimento das crianças auxiliando na sua oralidade e escrita durante o processo de alfabetização .
 A literatura infantil é uma ferramenta indispensável no processo de alfabetização e letramento e deve ser utilizada pelo educador visando à formação do alfabetizando, e ampliando seus saberes de forma gradativa e significativa.
De acordo com autores como Freire (2008), Soares (2008), e Abromovich (1997), o processo de alfabetização e letramento, somado à literatura infantil , procedimentos que contextualizam e qualificam o conhecimento.
Soares (2008) afirma que a alfabetização é o processo pelo qual se adquire o domínio de um código linguístico, ou seja, é um conjunto de técnicas adquiridas para exercer o uso da leitura e da escrita. Ela faz parte da ação de decodificar o alfabeto e representar o som reconhecendo seu símbolo gráfico.
Freire (1993) evidencia, em sua pesquisa que as escolas deveriam estimular o gosto da leitura e da escrita durante todo o tempo de sua escolarização. Afirma que esse estímulo deveria começar na pré-escola, intensificando-se no período da alfabetização e continuar sem jamais parar.
Portanto, a literatura infantil é uma atividade que pode além de divertir, ensinar a criança para a vida em sociedade e o professor deve criar situações favorecedoras para a construção do conhecimento de seus alunos, tornando-os cada vez mais autônomos intelectualmente.

Comentários