RELEITURA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS-DESAFIO DO PROFESSOR


RELEITURA DA POSTAGEM: Prática Pedagógica- desafios do professor

Os professores exercem um papel relevante na estruturação e produção do conhecimento pedagógico e estas ações refletem na instituição escolar, para o aluno e a sociedade em geral. Desta maneira, o professor tem papel ativo na educação e não um papel simplesmente técnico que se limita à execução de normas e receitas ou à aplicação de teorias exteriores à sua própria identidade profissional.
A formação permanente dos professores é fundamental para a reflexão crítica sobre a prática. A melhoria do ensino e suas bases devem estar assentadas na formação dos professores. Para Freire(2001) é pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática. Os professores são responsáveis pela ação educativa e pelo desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem; esta formação por meio da prática reflexiva tem como objetivo crucial trazer a consolidação da autonomia profissional.
 O professor reflexivo se caracterizaria como um ser humano criativo, capaz de refletir, analisar, questionar sobre sua prática. E ao agir, não seja um mero reprodutor de ideias e práticas definidas por outros.
Refletir designa uma ação que favorece a retomada do que será praticado, foi, ou está sendo a fim de proporcionar a retrospectiva da atividade realizada em um momento que privilegia a formulação de novos conceitos, idéias e olhares, visando assim corrigir o que for necessário ou reforçar as ações que deram certo, e, que, portanto devem ser repetidas. Isto reforça o entendimento aqui proposto do termo reflexão.
O professor deve, portanto, observar sua prática, meditar a respeito das necessidades apresentadas e, voltar-se para si mesmo com uma análise franca e, acima de tudo, construtiva de sua prática, para que assim de fato ele possa buscar uma possível melhoria. Acredito que a reflexão é indispensável para o trabalho docente, redireciona a concepção de que a prática pedagógica deve, portanto, ser constantemente questionada pelo professor, a fim de possibilitar a descoberta de novos caminhos para melhorar o trabalho por ele desenvolvido.

Comentários