RELEITURA
DA POSTAGEM: Prática Pedagógica- desafios do professor
Os
professores exercem um papel relevante na estruturação e produção do conhecimento
pedagógico e estas ações refletem na instituição escolar, para o aluno e a
sociedade em geral. Desta maneira, o professor tem papel ativo na educação e
não um papel simplesmente técnico que se limita à execução de normas e receitas
ou à aplicação de teorias exteriores à sua própria identidade profissional.
A
formação permanente dos professores é fundamental para a reflexão crítica sobre
a prática. A melhoria do ensino e suas bases devem estar assentadas na formação
dos professores. Para Freire(2001) é pensando criticamente a prática de hoje ou
de ontem que se pode melhorar a próxima prática. Os professores são
responsáveis pela ação educativa e pelo desenvolvimento do processo de
ensino-aprendizagem; esta formação por meio da prática reflexiva tem como
objetivo crucial trazer a consolidação da autonomia profissional.
O professor reflexivo se caracterizaria como
um ser humano criativo, capaz de refletir, analisar, questionar sobre sua
prática. E ao agir, não seja um mero reprodutor de ideias e práticas definidas
por outros.
Refletir designa uma ação que favorece a retomada do que
será praticado, foi, ou está sendo a fim de proporcionar a retrospectiva da
atividade realizada em um momento que privilegia a formulação de novos
conceitos, idéias e olhares, visando assim corrigir o que for necessário ou
reforçar as ações que deram certo, e, que, portanto devem ser repetidas. Isto
reforça o entendimento aqui proposto do termo reflexão.
O professor deve, portanto, observar sua prática, meditar a
respeito das necessidades apresentadas e, voltar-se para si mesmo com uma
análise franca e, acima de tudo, construtiva de sua prática, para que assim de
fato ele possa buscar uma possível melhoria. Acredito que a reflexão é
indispensável para o trabalho docente, redireciona a concepção de que a prática
pedagógica deve, portanto, ser constantemente questionada pelo professor, a fim
de possibilitar a descoberta de novos caminhos para melhorar o trabalho por ele
desenvolvido.
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