RELEITURA: PLANEJANDO JOGOS


RELEITURA DA POSTAGEM: PLANEJANDO JOGOS


A interdisciplina de Ludicidade  e Educação, alem de nos fazer refletir sobre o ludico no contexto escolar, ao propor o planejar de um jogo concreto ou virtual. 
Piaget (1994) utilizou o jogo de bolinhas de gude para desenvolver sua pesquisa referente à moralidade, por acreditar que desenvolvimento da moralidade pode ser vista no jogo de regras. Através das bolinhas de gude, buscou verificar a relação e a consciência que a criança estabelecia com a regra. Piaget afirma que ao jogar a criança desenvolve suas percepções, sua inteligência, suas tendências à experimentação e seus instintos sociais.
Os jogos, por serem uma atividade reconhecidamente prazerosa e com sentido imediato para a criança, garantem o seu interesse e motivação, além de tornarem a educação mais compatível com o desenvolvimento infantil.
Os jogos e brincadeiras proporcionam as crianças, aprender de forma prazerosa. Por meio dos jogos e brincadeiras as crianças interagem umas com as outras desenvolvendo suas habilidades, ampliando seu intelecto sem ter a “obrigação” de aprender; tudo acontece de forma espontânea. Através dos jogos a criança passa a entender e a estabelecer regras por si mesmas ou pelo grupo, isso possibilita a criança a resolver possíveis conflitos gerados no momento do jogo. Permitem que as crianças desenvolvam a imaginação de modo que elas possam sonhar sentir, decidir, se aventurar e agir, recriando o tempo e o espaço da brincadeira, colocando toda sua imaginação em ação.
A brincadeira ajuda a criança a desenvolver suas habilidades, compreendendo melhor o mundo em que vive, uma vez que há regras a serem seguidas na sociedade em que vivemos e é mais agradável trabalhar essas regras com as crianças por meio de jogos e brincadeiras, assim aprender se torna mais prazeroso para elas. Uma forma de proporcionar a criança uma aproximação da realidade, propiciando um espaço de aprendizagem, onde ela possa expressar suas fantasias, medos, desejos e agressividades. Por meio de brincadeiras é que a criança estabelece relações entre o mundo e o mundo externo.


Comentários