RELEITURA
DA POSTAGEM: PLANEJANDO JOGOS
A interdisciplina de Ludicidade e Educação, alem de nos
fazer refletir sobre o ludico no contexto escolar, ao propor o planejar de um
jogo concreto ou virtual.
Piaget
(1994) utilizou o jogo de bolinhas de gude para desenvolver sua pesquisa
referente à moralidade, por acreditar que desenvolvimento da moralidade pode
ser vista no jogo de regras. Através das bolinhas de gude, buscou verificar a
relação e a consciência que a criança estabelecia com a regra. Piaget afirma
que ao jogar a criança desenvolve suas percepções, sua inteligência, suas
tendências à experimentação e seus instintos sociais.
Os
jogos, por serem uma atividade reconhecidamente prazerosa e com sentido
imediato para a criança, garantem o seu interesse e motivação, além de tornarem
a educação mais compatível com o desenvolvimento infantil.
Os jogos e brincadeiras proporcionam as crianças, aprender de
forma prazerosa. Por meio dos jogos e brincadeiras as crianças interagem umas
com as outras desenvolvendo suas habilidades, ampliando seu intelecto sem ter a
“obrigação” de aprender; tudo acontece de forma espontânea. Através dos jogos a
criança passa a entender e a estabelecer regras por si mesmas ou pelo grupo,
isso possibilita a criança a resolver possíveis conflitos gerados no momento do
jogo. Permitem que as crianças desenvolvam a imaginação de modo que elas possam
sonhar sentir, decidir, se aventurar e agir, recriando o tempo e o espaço da
brincadeira, colocando toda sua imaginação em ação.
A brincadeira ajuda a criança
a desenvolver suas habilidades, compreendendo melhor o mundo em que vive, uma
vez que há regras a serem seguidas na sociedade em que vivemos e é mais
agradável trabalhar essas regras com as crianças por meio de jogos e
brincadeiras, assim aprender se torna mais prazeroso para elas. Uma forma de
proporcionar a criança uma aproximação da realidade, propiciando um espaço de
aprendizagem, onde ela possa expressar suas fantasias, medos, desejos e
agressividades. Por meio de brincadeiras é que a criança estabelece relações entre
o mundo e o mundo externo.
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