RELEITURA DA POSTAGEM: Corporeidade
na Educação Infantil
Brincando é que a criança busca informações desejadas,
estabelece coordenações, organiza suas ideias, faz verificações, experimenta
sensações, motivada pela necessidade interior e realizada pela própria atividade.
Tudo isso vem demonstrar a importância de propiciar condições para as
brincadeiras infantis.
O corpo é o lugar onde se dá toda a
experiência psicomotora do indivíduo e traz de forma dinâmica informações e
diversão à criança, fazendo com ela possa não só conhecer seu próprio corpo,
mas também a formação geral como ser humano.
A Psicomotricidade é a ciência que tem como
objeto de estudo o homem por meio do seu corpo em movimento e em relação ao
mundo interno e externo. Ela está relacionada ao processo de maturação, em que
o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É
sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.
As
crianças fazem seu descobrimento do mundo e das pessoas por meio do contato
físico e de suas ações. É muito importante encorajar as crianças a vivenciar, a
sentir e a entender sua corporeidade em uma relação com o meio e com o mundo.
Elas percebem os sentidos, captam, recebem os sons, sentem os cheiros e sabores
por meio de seus corpos. O corpo é responsável pela captação das informações e
pelo registro delas, pois todo o aprendizado passa por ele. Ele é o verdadeiro
órgão da aprendizagem e a estrutura que serve de suporte para a aprendizagem.
Comentários
Postar um comentário