RELEITURA DA POSTAGEM
PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO
Quando ouvíamos falar
em PPP vinha em mente a ideia de um documento composto por muitas de folhas de papel
impresso. Na verdade isso foi socialmente construído porque na realidade o PPP tem
um significado bem maior. O PPP é fundamental para garantir a memória do
trabalho pedagógico das escolas, pois refletir criticamente as ações do
presente e do futuro é um desafio. É justamente fazer com que ele sirva não
apenas como registro documental que se lê e da qual muitas vezes é imaginária. O
PPP é um vivo e dinâmico instrumento
pedagógico que oriente o trabalho educativo para proporcionar aos educandos e a
todos os envolvidos na educação escolar a vivência de uma verdadeira educação
comprometida com a formação cidadã das pessoas. O PPP, além de ser a base
estruturante da gestão democrática, é a espinha dorsal para a consolidação de
um currículo para a educação infantil. Hoje sei que para construir o PPP não há uma receita pronta. É
preciso reconhecer que a etapa da educação básica possui uma especificidade,
que se trata de valorizar a infância vivenciada por bebês, crianças bem
pequenas e crianças pequenas – sendo que esses sujeitos requerem necessidades
de cuidado e de práticas educativas.
O Projeto
Político-Pedagógico define o currículo da instituição de educação
infantil e caracteriza-se como o documento de identidade da
instituição. Esta condição colocada para o PPP está presente tanto nas
diretrizes nacionais como também nas recentes discussões sobre a Base Nacional
Comum Curricular, que não é um currículo, mas será parte das proposições
curriculares em todo o território brasileiro.Assim, é importante que na
elaboração do PPP seja garantida a participação coletiva, incluindo os
profissionais, as famílias, as crianças (a seu modo) e a comunidade em geral
tal como determina o art. 14 da LDB. Porem, pode-se perceber que o processo de construção coletiva do PPP pela comunidade
escolar, como defendem os teóricos progressistas do campo da gestão
democrática, é uma ação pouco valorizada pela comunidade escolar.
Pode-se vivenciar, no início de 2018 quando através de um bilhete, convidamos
os pais e a comunidade escolar para um encontro. Nesse encontro daríamos inicio
a contrução do PPP da EMEI PROFESSORA ADELAIDE FERNANDES DE SOUZA. Em resumo, tínhamos
ao total no dia : 12 pais, 25
professores, 5 merendeiras e a equipe diretiva. Esse fato, leva um rio de incertezas
para o contexto escolar, inclusive e principal o desrespeito da família com a
escola do seu filho.
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