RELEITURA: PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO


RELEITURA DA POSTAGEM
PROJETO  POLITICO PEDAGÓGICO




Quando ouvíamos falar em PPP vinha em mente a ideia de um documento composto por muitas de folhas de papel impresso. Na verdade isso foi socialmente construído porque na realidade o PPP tem um significado bem maior. O PPP é fundamental para garantir a memória do trabalho pedagógico das escolas, pois refletir criticamente as ações do presente e do futuro é um desafio. É justamente fazer com que ele sirva não apenas como registro documental que se lê e da qual muitas vezes é imaginária. O PPP  é um vivo e dinâmico instrumento pedagógico que oriente o trabalho educativo para proporcionar aos educandos e a todos os envolvidos na educação escolar a vivência de uma verdadeira educação comprometida com a formação cidadã das pessoas. O PPP, além de ser a base estruturante da gestão democrática, é a espinha dorsal para a consolidação de um currículo para a educação infantil. Hoje sei que para  construir o PPP não há uma receita pronta. É preciso reconhecer que a etapa da educação básica possui uma especificidade, que se trata de valorizar a infância vivenciada por bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas – sendo que esses sujeitos requerem necessidades de cuidado e de práticas educativas.
O Projeto Político-Pedagógico define o currículo da instituição de educação infantil  e  caracteriza-se como o documento de identidade da instituição.  Esta condição colocada para o PPP está presente tanto nas diretrizes nacionais como também nas recentes discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular, que não é um currículo, mas será parte das proposições curriculares em todo o território brasileiro.Assim, é importante que na elaboração do PPP seja garantida a participação coletiva, incluindo os profissionais, as famílias, as crianças (a seu modo) e a comunidade em geral tal como determina o art. 14 da LDB. Porem, pode-se perceber que o processo de construção coletiva do PPP pela comunidade escolar, como defendem os teóricos progressistas do campo da gestão democrática, é uma ação pouco valorizada pela comunidade escolar. Pode-se vivenciar, no início de 2018 quando através de um bilhete, convidamos os pais e a comunidade escolar para um encontro. Nesse encontro daríamos inicio a contrução do PPP da EMEI PROFESSORA ADELAIDE FERNANDES DE SOUZA. Em resumo, tínhamos ao total  no dia : 12 pais, 25 professores, 5 merendeiras e a equipe diretiva. Esse fato, leva um rio de incertezas para o contexto escolar, inclusive e principal o desrespeito da família com a escola do seu filho.

Comentários