RELEITURA DA POSTAGEM
BRINCADEIRAS DA MINHA INFÂNCIA
O curso nos leva a inúmeras reflexões,
uma delas foi as brincadeiras que marcaram a minha infância. Brincar é uma atividade fundamental para o
desenvolvimento da criança. É a sua primeira
atividade social e tem como principal característica, permitir a construção e
reconstrução das relações sociais, culturais, artísticas e históricas.
É por meio da brincadeira que a criança descobre o
mundo, comunica-se e se insere em um contexto social. Ao brincar, a criança promove
o seu desenvolvimento físico, social, cultural,
afetivo, emocional e cognitivo.
Pensando nisso, propus aos meus
alunos conhecer e vivencias os brinquedos que fizeram parte da minha infância,
entre eles o pé de lata, o pião, o carrinho de rolimã, as bonecas de pano. Foi
um momento único que trouxe a reflexão sobre o lúdico.
Na Educação Infantil o
brincar é um importante instrumento lúdico que permite a criança vivenciar a
aprendizagem como processo social. O lúdico pode ser utilizado
como uma estratégia de ensino-aprendizagem, tornando assim significativo o ato
de brincar na escola. Ao assumir a função lúdica e educativa, a brincadeira
propicia diversão, prazer, potencializa a exploração e a construção do
conhecimento. Brincar é uma experiência fundamental para qualquer idade,
principalmente para as crianças da Educação Infantil.
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