RELEITURA: BRINCADEIRAS DA MINHA INFÂNCIA


RELEITURA DA POSTAGEM
BRINCADEIRAS DA MINHA INFÂNCIA


O curso nos leva a inúmeras reflexões, uma delas foi as brincadeiras que marcaram a minha infância.  Brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da criança.  É a sua primeira atividade social e tem como principal característica, permitir a construção e reconstrução das relações sociais, culturais, artísticas e históricas.
É por meio da brincadeira que a criança descobre o mundo, comunica-se e se insere em um contexto social. Ao brincar, a criança promove o seu desenvolvimento físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo.
Pensando nisso, propus aos meus alunos conhecer e vivencias os brinquedos que fizeram parte da minha infância, entre eles o pé de lata, o pião, o carrinho de rolimã, as bonecas de pano. Foi um momento único que trouxe a reflexão sobre o lúdico.
Na Educação Infantil o brincar é um importante instrumento lúdico que permite a criança vivenciar a aprendizagem como processo social.  O lúdico pode ser utilizado como uma estratégia de ensino-aprendizagem, tornando assim significativo o ato de brincar na escola. Ao assumir a função lúdica e educativa, a brincadeira propicia diversão, prazer, potencializa a exploração e a construção do conhecimento. Brincar é uma experiência fundamental para qualquer idade, principalmente para as crianças da Educação Infantil.

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