DEFINIÇÃO DE CONCEITOS sobre o curta “Escolas democráticas”:
O Curta metragem dinamarquês, chamado "democratic
schools"( Escolas
Democráticas) dirigido
por Jan Gabbert nos mostra exatamente o contrário do do
título. Apesar do
título remeter a um ambiente de liberdade é possível perceber que as ideias estão enraizadas ao
modelo da educação conservadora e restritiva.
O curta nos apresenta uma
escola totalitária, autoritária, sem espaço ao diálogo ou a participação do
aluno. Uma escola conteudista que
trabalha de forma mecânica, fazendo com que os alunos se afastem e percam o e interesse
pela aprendizagem.
Os professores são o centro
da aula e ignoram os interesses e as necessidades dos alunos pois só dão
importância a cumprir o horário e passar a carga de conteúdos. E suas
metodologias demonstra que acreditam que é possível transmitir o conhecimento e
que percebem o aluno como tabula rasa. O método
tradicional de ensino segue a concepção de educação bancária explicitada por
Freire. Ele surgiu no século XVIII, e defendia a ideia de que a formação de um
aluno criativo e crítico dependem da bagagem de informações adquiridas e de
conhecimentos consolidados por eles.
Como conceito-chave, escolhi a educação bancária, que vem a
nos remeter à teoria de Freire, vista na pedagogia diretiva.
Paulo
Freire defendia uma educação assumidamente ideológica e propunha uma prática de
sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos e condenava o
tradicionalismo da escola brasileira, que chamou de educação bancária, onde o
professor deposita o conhecimento em um aluno desprovido de seus próximos
pensamentos.
Na educação bancária cabe
ao professor ser o narrador e os alunos fixar, memorizar, repetir, sem perceber
o que o conteúdo transmitido realmente significa (FREIRE, 1978).
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