Planejar uma escola em um outro planeta?
Essa foi a tarefa proposta
na interdisciplina de DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO.
Nosso grupo, reuniu
ideias e discutiu sobre aspectos os quais consideramos significativos para a
construção de uma escola e esse foi nosso esquema.
Nossa perspectiva
é uma escola um estrutura física bem pensada, implica
diretamente no interesse dos estudantes. E aquele aluno interessado se torna
mais ativo, tem mais vontade de estar na escola e isso reflete no seu
desempenho e aprendizado. Para o
grupo o conceito de infraestrutura escolar vai desde itens básicos, como o fornecimento
de água, energia elétrica, manutenção e limpeza dos ambientes, salas de aulas
confortáveis com mobiliários adequados e de boa qualidade, banheiros e cozinha,
passando por locais de convivência como pátios, parques e brinquedoteca. Espaços
de apoio didáticos como bibliotecas, laboratórios, quadras, entre outros
espaços para organização do funcionamento do colégio, como salas de
professores, coordenadores e diretores, secretarias, almoxarifados, etc. Além
de equipamentos e materiais didático-pedagógicos, como computadores com acesso
à internet e demais insumos tecnológicos.
Nossa escola conta com uma Gestão Democrática, baseada
na coordenação de atitudes e ações que propõem a participação social, da
comunidade escolar (professores, alunos, pais, direção, equipe pedagógica e demais
funcionários) considerando esses recursos humanos, sujeito ativo em todo o processo da gestão,
participando de todas as decisões da escola.
Em nossa escola, também encontramos profissionais qualificados e
comprometidos com a educação. Que visam novas pedagogias, onde a educação
escolar assume o propósito de levar o aluno a aprender e construir
conhecimento, considerando as fases do seu desenvolvimento. Os conteúdos
escolares passam a adequar-se aos interesses, ritmos e fases de raciocínio do
aluno. Onde a proposta metodológica tem como característica os experimentos e
as pesquisas e o professor deixa de ser um mero expositor e assume o papel de
elaborar situações desafiadoras da aprendizagem. A aprendizagem é construinda
através de planejamentos e passa a atender as necessidades individuais dos
alunos.
Neste contexto, construímos uma escola com Educação de Qualidade.
Se pudesse planejar uma escola em outro planeta, como ela seria?
Comentários
Postar um comentário