ESCOLA EM OUTRO PLANETA




“Temos uma proposta ! Você vem conosco para nosso planeta e vai criar uma escola.”

Planejar uma escola em um outro planeta?

Essa foi a tarefa proposta na interdisciplina de DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO.

Nosso grupo, reuniu ideias e discutiu sobre aspectos os quais consideramos significativos para a construção de uma escola e esse foi nosso esquema.




Nossa perspectiva é uma escola um estrutura física bem pensada, implica diretamente no interesse dos estudantes. E aquele aluno interessado se torna mais ativo, tem mais vontade de estar na escola e isso reflete no seu desempenho e aprendizado. Para o grupo o conceito de infraestrutura escolar  vai desde itens básicos, como o fornecimento de água, energia elétrica, manutenção e limpeza dos ambientes, salas de aulas confortáveis com mobiliários adequados e de boa qualidade, banheiros e cozinha, passando por locais de convivência como pátios, parques e brinquedoteca. Espaços de apoio didáticos como bibliotecas, laboratórios, quadras, entre outros espaços para organização do funcionamento do colégio, como salas de professores, coordenadores e diretores, secretarias, almoxarifados, etc. Além de equipamentos e materiais didático-pedagógicos, como computadores com acesso à internet e demais insumos tecnológicos.
Nossa escola conta com uma Gestão Democrática, baseada na coordenação de atitudes e ações que propõem a participação social, da comunidade escolar (professores, alunos, pais, direção, equipe pedagógica e demais funcionários) considerando esses recursos humanos,  sujeito ativo em todo o processo da gestão, participando de todas as decisões da escola.
Em nossa escola, também encontramos profissionais qualificados e comprometidos com a educação. Que visam novas pedagogias, onde a educação escolar assume o propósito de levar o aluno a aprender e construir conhecimento, considerando as fases do seu desenvolvimento. Os conteúdos escolares passam a adequar-se aos interesses, ritmos e fases de raciocínio do aluno. Onde a proposta metodológica tem como característica os experimentos e as pesquisas e o professor deixa de ser um mero expositor e assume o papel de elaborar situações desafiadoras da aprendizagem. A aprendizagem é construinda através de planejamentos e passa a atender as necessidades individuais dos alunos.
Neste contexto, construímos uma escola com Educação de Qualidade.


Se pudesse planejar uma escola em outro planeta, como ela seria?

Comentários