PEDAGOGIA DE PROJETOS

      Lendo  o material proposto na interdisciplina de DIDÁDICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO,   onde a Pedagogia de Projetos é discutida  por diferentes autores, por exemplo, Santomé,Hernadez , Jolibert , Monique Deheinzelin e Miguel Arroyo, me deparo com essa tema´tica: PEDAGOGIA DE PROJETOS. Uma metodologia, que considero muito significativa e que foi por várias vezes tema de discussões nas reuniões pedagógicas com a equipe docente da Escola , quando tivemos a grande tarefa de  (re)elabolarar o PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. 
     Compreendo que a  Pedagogia de Projetos pode ser definida como um método no qual a classe se ocupa em atividades proveitosas e com propósitos definidos. Em outras palavras, é o ensino através da experiência. Este método coloca o aluno em contato com algum projeto concreto em que esteja interessado e em que planeje o empreendimento, colha as informações, e finalmente, leve a efeito os seus planos. 
       O trabalho com projetos o próprio aluno constrói o conhecimento. O professor apenas propõe situações de ensino baseadas nas descobertas espontâneas e significativas dos alunos.
      A Pedagogia de Projetos visa à ressignificação desse espaço escolar, transformando-o em um espaço vivo de interações, aberto ao real e às suas múltiplas dimensões. O trabalho com projetos traz uma nova perspectiva para entendermos o processo de ensino/ aprendizagem. Aprender deixa de ser um simples ato de memorização e ensinar não significa mais repassar conteúdos prontos.      Nessa postura, todo conhecimento é construído em estreita relação com o contexto em que é utilizado, sendo, por isso mesmo, impossível separar os aspectos cognitivos, emocionais e sociais presentes nesse processo. A formação dos alunos não pode ser pensada apenas como uma atividade intelectual.      É um processo global e complexo, onde conhecer e intervir no real não se encontram dissociados. “Aprende-se participando, vivenciando sentimentos, tomando atitudes diante dos fatos, escolhendo procedimentos para atingir determinados objetivos. Ensina-se não só pelas respostas dadas, mas principalmente pelas experiências proporcionadas, pelos problemas criados, pela ação desencadeada.”
Os Projetos são planejados mensalmente 
durante as reuniões de hora atividade, e são norteados  pelos eixos estruturantes das práticas pedagógicas e as competências gerais da Educação Básica propostas pela BNCC. Todos os ptofessores participam da elaboração e execução junto a equipe diretiva. Os Projetos são COLETIVOS, ou seja, todas as turmas participam,sendo adaptado de acordo com a faixa etária de cada nível.

Convido à acessar nossa página  e acompanhar a PEDAGOGIA DE PROJETOS desenvolvida pela escola:
https://www.facebook.com/emei.adelaidef.desouza



EMEI PROFESSORA ADELAIDE FERNANDES DE SOUZA 



Comentários