Lendo o material proposto na interdisciplina de DIDÁDICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO, onde a Pedagogia de Projetos é discutida por diferentes autores, por exemplo, Santomé,Hernadez , Jolibert , Monique Deheinzelin e Miguel Arroyo, me deparo com essa tema´tica: PEDAGOGIA DE PROJETOS. Uma metodologia, que considero muito significativa e que foi por várias vezes tema de discussões nas reuniões pedagógicas com a equipe docente da Escola , quando tivemos a grande tarefa de (re)elabolarar o PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO.
Compreendo que a Pedagogia de Projetos pode ser definida como um método no qual a classe se ocupa em atividades proveitosas e com propósitos definidos. Em outras palavras, é o ensino através da experiência. Este método coloca o aluno em contato com algum projeto concreto em que esteja interessado e em que planeje o empreendimento, colha as informações, e finalmente, leve a efeito os seus planos.
O trabalho com projetos o próprio aluno constrói o conhecimento. O professor apenas propõe situações de ensino baseadas nas descobertas espontâneas e significativas dos alunos.
A Pedagogia de Projetos visa à ressignificação desse espaço escolar, transformando-o em um espaço vivo de interações, aberto ao real e às suas múltiplas dimensões. O trabalho com projetos traz uma nova perspectiva para entendermos o processo de ensino/ aprendizagem. Aprender deixa de ser um simples ato de memorização e ensinar não significa mais repassar conteúdos prontos. Nessa postura, todo conhecimento é construído em estreita relação com o contexto em que é utilizado, sendo, por isso mesmo, impossível separar os aspectos cognitivos, emocionais e sociais presentes nesse processo. A formação dos alunos não pode ser pensada apenas como uma atividade intelectual. É um processo global e complexo, onde conhecer e intervir no real não se encontram dissociados. “Aprende-se participando, vivenciando sentimentos, tomando atitudes diante dos fatos, escolhendo procedimentos para atingir determinados objetivos. Ensina-se não só pelas respostas dadas, mas principalmente pelas experiências proporcionadas, pelos problemas criados, pela ação desencadeada.”
Os Projetos são planejados mensalmente durante as reuniões de hora atividade, e são norteados pelos eixos estruturantes das práticas pedagógicas e as competências gerais da Educação Básica propostas pela BNCC. Todos os ptofessores participam da elaboração e execução junto a equipe diretiva. Os Projetos são COLETIVOS, ou seja, todas as turmas participam,sendo adaptado de acordo com a faixa etária de cada nível.
Compreendo que a Pedagogia de Projetos pode ser definida como um método no qual a classe se ocupa em atividades proveitosas e com propósitos definidos. Em outras palavras, é o ensino através da experiência. Este método coloca o aluno em contato com algum projeto concreto em que esteja interessado e em que planeje o empreendimento, colha as informações, e finalmente, leve a efeito os seus planos.
O trabalho com projetos o próprio aluno constrói o conhecimento. O professor apenas propõe situações de ensino baseadas nas descobertas espontâneas e significativas dos alunos.
A Pedagogia de Projetos visa à ressignificação desse espaço escolar, transformando-o em um espaço vivo de interações, aberto ao real e às suas múltiplas dimensões. O trabalho com projetos traz uma nova perspectiva para entendermos o processo de ensino/ aprendizagem. Aprender deixa de ser um simples ato de memorização e ensinar não significa mais repassar conteúdos prontos. Nessa postura, todo conhecimento é construído em estreita relação com o contexto em que é utilizado, sendo, por isso mesmo, impossível separar os aspectos cognitivos, emocionais e sociais presentes nesse processo. A formação dos alunos não pode ser pensada apenas como uma atividade intelectual. É um processo global e complexo, onde conhecer e intervir no real não se encontram dissociados. “Aprende-se participando, vivenciando sentimentos, tomando atitudes diante dos fatos, escolhendo procedimentos para atingir determinados objetivos. Ensina-se não só pelas respostas dadas, mas principalmente pelas experiências proporcionadas, pelos problemas criados, pela ação desencadeada.”
Os Projetos são planejados mensalmente durante as reuniões de hora atividade, e são norteados pelos eixos estruturantes das práticas pedagógicas e as competências gerais da Educação Básica propostas pela BNCC. Todos os ptofessores participam da elaboração e execução junto a equipe diretiva. Os Projetos são COLETIVOS, ou seja, todas as turmas participam,sendo adaptado de acordo com a faixa etária de cada nível.
Convido à acessar nossa página e acompanhar a PEDAGOGIA DE PROJETOS desenvolvida pela escola:
https://www.facebook.com/emei.adelaidef.desouza
EMEI PROFESSORA ADELAIDE FERNANDES DE SOUZA
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