A Educação Infantil tem como principal
finalidade o desenvolvimento integral da criança. A partir disto, a avaliação
deve ser vista como meio de conquista desta intenção. Ela por sua vez, tem o
intuito de direcionar as práticas pedagógicas a fim de acompanhar o trajeto de
vida da criança. Torna-se importante compreender que a ação de acompanhamento
deve possuir constância e assiduidade, por certo então, este ato deve ser
frequente e sistemático, sendo necessária a utilização de diversos instrumentos
avaliativos, possibilitando assim um maior detalhamento das aprendizagens,
como: observação, análise e registro.
Isso
se dá por meio de um processo de investigação constante, onde o professor deve
respeitar a singularidade e a individualidade de cada criança, para que esta se
desenvolva integralmente.
Os instrumentos avaliativos excedem o
objetivo de acompanhamento de aprendizagens, e podem ser compreendidos também
como referencial para auto avaliação docente, servindo como documentação do
processo pedagógico, instigando uma reflexão da própria formação e prática.
A avaliação é instrumento de reflexão
sobre a prática pedagógica na busca de melhores caminhos para orientar as
aprendizagens das crianças. Ela deve incidir sobre todo o contexto de
aprendizagem: as atividades propostas e o modo como foram realizadas, as
instruções e os apoios oferecidos às crianças individualmente e ao coletivo de
crianças, a forma como o professor respondeu às manifestações e às interações
das crianças, os agrupamentos que as crianças formaram o material oferecido e o
espaço e o tempo garantidos para a realização das atividades .
A forma como avaliamos nossas crianças
traduz muito da nossa concepção pedagógica. Isto quer dizer que uma avaliação
pode ser inclusiva ou ao contrário, excludente, colocando o professor de forma
do processo. A avaliação deve ser um instrumento reflexivo e construtivo.
Na Educação Infantil, ela deve ser constituída por intermédio
do registro realizado pelos profissionais do desenvolvimento e da aprendizagem
de cada criança e do grupo. Esses registros são pautados em observações diárias
e cuidadosas, em diversos contextos e situaçõesA formalização de todas esses
registros pode dar origem, por exemplo, a relatórios descritivos, tanto
individuais quanto grupais, em que as observações, reflexões e intervenções do
educador expressam as relações, características e reações de cada criança em
suas relações interpessoais, de forma neutra e profissional.
A equipe diretiva da EMEI PROFESSORA ADELAIDE F. DE SOUZA,
preocupada com a AVALIAÇÃO dos educandos , reuniu o grupo docente em um momento de FORMAÇÃO CONTINUADA afim de encontrar
estratégias e trocar ideias sobre avaliação. Esse momento aconteceu durante uma roda de conversa, com objetivo de discutirmos e buscarmos um
instrumento de avaliação que tivessem objetivos coerentes com o nível de desenvolvimento dos educandos e ao mesmo tempo fosse claro ao entendimento da família.
A roda de conversa aconteceu nas dependências da escola e
trouxe como apoio para essa temática, a Supervisora da Educação Infantil Claece
Serra de Souza, a qual ministrou uma palestra sobre a AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO
INFANTIL, norteando o grupo na elaboração de um parecer descritivo.
O grupo docente, após a formação, concluiu que o parecer
descritivo, além de constituir um documento histórico que foca o individual
numa esfera coletiva, os relatórios representam descrições feitas pelo
educador, em parceria com a coordenação pedagógica, orientação educacional e
direção, e publicados aos pais, que se mantêm continuamente informados sobre o
desenvolvimento integral de sua criança, também auxiliados pelo contato com os
professores por encontros individuais. Dessa forma os caminhos trilhados
pela criança e pelo grupo tornam-se conscientes para os educadores e evidentes
para os pais. Um dos benefícios da avaliação por parecer descritivos é
favorecer a observação consciente, a qual gera intervenções eficazes ao
desenvolvimento e progressão das aprendizagens.
TEMA: AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PALESTRANTE: CLAECE SERRA SOUZA - Supervisora da Educação Infantil
REALIZAÇÃO: EQUIPE DIRETIVA/2018
Direção: Gabriele Riguer
Vice-direção: Vanessa Bernardes
APOIO:
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPÃO DA CANOA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
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