AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL





A Educação Infantil tem como principal finalidade o desenvolvimento integral da criança. A partir disto, a avaliação deve ser vista como meio de conquista desta intenção. Ela por sua vez, tem o intuito de direcionar as práticas pedagógicas a fim de acompanhar o trajeto de vida da criança. Torna-se importante compreender que a ação de acompanhamento deve possuir constância e assiduidade, por certo então, este ato deve ser frequente e sistemático, sendo necessária a utilização de diversos instrumentos avaliativos, possibilitando assim um maior detalhamento das aprendizagens, como: observação, análise e registro.
            Isso se dá por meio de um processo de investigação constante, onde o professor deve respeitar a singularidade e a individualidade de cada criança, para que esta se desenvolva integralmente.
Os instrumentos avaliativos excedem o objetivo de acompanhamento de aprendizagens, e podem ser compreendidos também como referencial para auto avaliação docente, servindo como documentação do processo pedagógico, instigando uma reflexão da própria formação e prática.
A avaliação é instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças. Ela deve incidir sobre todo o contexto de aprendizagem: as atividades propostas e o modo como foram realizadas, as instruções e os apoios oferecidos às crianças individualmente e ao coletivo de crianças, a forma como o professor respondeu às manifestações e às interações das crianças, os agrupamentos que as crianças formaram o material oferecido e o espaço e o tempo garantidos para a realização das atividades .
A forma como avaliamos nossas crianças traduz muito da nossa concepção pedagógica. Isto quer dizer que uma avaliação pode ser inclusiva ou ao contrário, excludente, colocando o professor de forma do processo. A avaliação deve ser um instrumento reflexivo e construtivo.
Na Educação Infantil, ela deve ser constituída por intermédio do registro realizado pelos profissionais do desenvolvimento e da aprendizagem de cada criança e do grupo. Esses registros são pautados em observações diárias e cuidadosas, em diversos contextos e situaçõesA formalização de todas esses registros pode dar origem, por exemplo, a relatórios descritivos, tanto individuais quanto grupais, em que as observações, reflexões e intervenções do educador expressam as relações, características e reações de cada criança em suas relações interpessoais, de forma neutra e profissional.
A equipe diretiva da EMEI PROFESSORA ADELAIDE F. DE SOUZA, preocupada com a AVALIAÇÃO dos educandos , reuniu o grupo docente em um momento de FORMAÇÃO CONTINUADA afim de encontrar estratégias e trocar ideias sobre avaliação. Esse momento aconteceu durante uma roda de conversa, com objetivo de discutirmos e buscarmos um instrumento de avaliação que tivessem objetivos coerentes com o nível de desenvolvimento dos educandos e ao mesmo tempo fosse claro ao entendimento da família.
A roda de conversa aconteceu nas dependências da escola e trouxe como apoio para essa temática, a Supervisora da Educação Infantil Claece Serra de Souza, a qual ministrou uma palestra sobre a AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, norteando o grupo na elaboração de um parecer descritivo.
O grupo docente, após a formação, concluiu que o parecer descritivo, além de constituir um documento histórico que foca o individual numa esfera coletiva, os relatórios representam descrições feitas pelo educador, em parceria com a coordenação pedagógica, orientação educacional e direção, e publicados aos pais, que se mantêm continuamente informados sobre o desenvolvimento integral de sua criança, também auxiliados pelo contato com os professores por  encontros individuais. Dessa forma os caminhos trilhados pela criança e pelo grupo tornam-se conscientes para os educadores e evidentes para os pais. Um dos benefícios da avaliação por parecer descritivos é favorecer a observação consciente, a qual gera intervenções eficazes ao desenvolvimento e progressão das aprendizagens.



 FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES


TEMA: AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PALESTRANTE: CLAECE SERRA SOUZA - Supervisora da Educação Infantil

REALIZAÇÃO: EQUIPE DIRETIVA/2018
Direção: Gabriele Riguer
Vice-direção: Vanessa Bernardes
APOIO:
 PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPÃO DA CANOA 
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 









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