O autor traz uma discussão que nos leva a conceber o jogo como “atividade intelectual da criança, e que possibilita a consolidação da inteligência durante o desenvolvimento infantil. Neste sentido ele afirma que:
Cada ato de inteligência é definido pelo desequilíbrio entre duas tendências: acomodação e assimilação. Na assimilação, a criança incorpora eventos, objetos ou situações dentro de formas e pensamentos, que constituem as estruturas mentais organizadas. Na acomodação, as estruturas mentais existentes reorganizam-se para incorporar novos aspectos do ambiente externo. Durante o ato de inteligência, o sujeito adapta-se ás exigências do ambiente externo, enquanto, ao mesmo tempo, mantêm sua estrutura mental intacta. O brincar neste caso é identificado pela primazia da assimilação sobre a acomodação. Ou seja, a criança assimila eventos e objetos a suas estruturas mentais (PIAGET, 1998, p.139).
Piaget (1978) assevera que o desenvolvimento infantil é acompanhado das manifestações lúdicas, onde o jogo está inserido. Neste desenvolvimento ele demarca três estruturas de Jogo decorrentes da convivência com as regras, a saber:
-O jogo de exercício- caracterizado pela repetição dos movimentos, representa a forma inicial do 0 a 2 anos, porém acompanha o individuo por toda a sua vida.( sensório- motor)
- O jogo simbólico- surge junto com função simbólica no intuito de estabelecer a diferença do significado e do símbolo. (simbólico)
-O jogo de regras- Se manifesta logo aos 04 anos com o declínio do simbólico, se desenvolvem por volta dos 7/11 anos, sua evidencia é o interesse da criança pelas regras. (conceptual)
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