EJA- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
TRABALHO DE CAMPO
Ao realizar o trabalho de campo proposto na interdisciplina de EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL, entrevistamos professores e alunos dessa modalidade.
Gostaria de destacar nesta postagem, a metodologia utilizada pelo professor de EJA, para tornar suas aulas atrativas, evitando a evasão escolar.
O entrevistado dessa
pesquisa de campo é o professor da Língua Estrangeira-Espanhol, ELTON GOULARTE
BARBOSA, 41 anos.
Elton, conta que conclui
o ensino fundamental e médio na localidade onde nasceu, município de Fortaleza
dos Valos, que na época era distrito de Cruz Alta.
Cursou Letras- Português/Espanhol na
Universidade de Cruz Alta-Unicruz. Ao concluir, seu destino foi Uruguaiana, e
mais tarde a Capital.
O professor iniciou
sua vida docente no município de Capão da Canoa, onde prestou concurso para o
cargo de Professor de Língua Estrangeria-Espanhol, onde atua há dezesseis anos
com a modalidade EJA, além das séries finais do ensino fundamental.
O professor relata
que a EJA é uma modalidade da qual admira e gosta de trabalhar, pois encontra
alunos comprometidos, que demonstram vontade em aprender e principalmente,
concluir uma etapa de ensino para competirem melhores salários nas vagas disponíveis
no mercado de trabalho. Enfatiza que
nenhum esta ali para aprender conteúdos e sim para concluir a etapa do ensino
básico.
Seu maior desafio na
modalidade EJA, além de ensinar todas as idades, é a inclusão de pessoas com deficiência
no ensino regular. O Professor frisa a importância da inclusão desses alunos,
porém preocupa-se com a aprendizagem, com a (re)adaptação do currículos de conteúdos,
já que não é oferecido suporte nem ao alunos, muito menos ao docente. Muitas
vezes acontece que o alunos sente-se desmotivado, e perdendo o interesse pela frequência
às aulas.
Sabe-se que a Educação
de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que foi criada para beneficiar
jovens e adultos que não puderam, por motivos diversos, estudar na idade
adequada, porém o professor, relata que muitos dos seus alunos deixam de
frequentar o ensino fundamental na classe comum, esperam para adquirir idade necessária
para engressar na modalidade EJA, por considerar as “aulas matadas”( menos
atividades, menos conteúdos, menos cobranças...)
Elton acredita que o professor da EJA
deve adotar em sua prática pedagógica metodologias que facilitem e estimulem o
processo de ensinoa-prendizagem em seus alunos, pois quando sentem-se estimulados
a frequentar as aulas e mais próximos a conhecer o conteúdo, as dificuldades
diminuem. Não basta lançar aleatoriamente conteúdos que não fazem sentido na
vida do educando, é necessário utilizar metodologias que valorizem sua
experiência cotidiana, por meio dos conhecimentos prévios e saberes adquiridos
ao longo da vida.
Para auxiliar em seu planejamento , o
professor trouxe para sala de aula os personagens da turma do Chaves,
conhecidos pelos alunos. As frases, os bordões e as piadas, além de alegras as
aulas, facilitaram a aprendizagem da língua, assim como facilitaram a sua pronuncia
e escrita.
O professor
sente-se satisfeito quando suas aulas atingem seu objetivo e os alunos alcançam
suas expectativas, participando com interesse das atividades, sendo assíduos as
aulas, reduzindo o índice de evasão escolar nessa modalidade.
O Professor Elton em uma de suas aulas temáticas sobre a turma do Chaves, programa
que é mundialmente conhecido e ainda transmitido.
As aulas tem como foco os bordões dos personagens Chaves e
Chiquinha, assim como a origem do nome dos personagem em espanhol.
O professor de Espanhol Elton usa da caracterização dos personagens, ( com auxilio das colegas de outras disciplinas), para motivar seus alunos e assim alcançar os objetivos do planejamento em ação.
Comentários
Postar um comentário