EJA - DESAFIOS DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS

EJA- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

TRABALHO DE CAMPO



Ao realizar o trabalho de campo proposto na interdisciplina de EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL, entrevistamos professores e alunos dessa modalidade. 
Gostaria de destacar nesta postagem, a metodologia utilizada pelo professor de EJA, para tornar suas aulas atrativas, evitando a evasão escolar.
O entrevistado dessa pesquisa de campo é o professor da Língua Estrangeira-Espanhol, ELTON GOULARTE BARBOSA, 41 anos.

Elton, conta que conclui o ensino fundamental e médio na localidade onde nasceu, município de Fortaleza dos Valos, que na época era distrito de Cruz Alta.
Cursou Letras- Português/Espanhol na Universidade de Cruz Alta-Unicruz. Ao concluir, seu destino foi Uruguaiana, e mais tarde a Capital.
O professor iniciou sua vida docente no município de Capão da Canoa, onde prestou concurso para o cargo de Professor de Língua Estrangeria-Espanhol, onde atua há dezesseis anos com a modalidade EJA, além das séries finais do ensino fundamental.
O professor relata que a EJA é uma modalidade da qual admira e gosta de trabalhar, pois encontra alunos comprometidos, que demonstram vontade em aprender e principalmente, concluir uma etapa de ensino para competirem melhores salários nas vagas disponíveis no  mercado de trabalho. Enfatiza que nenhum esta ali para aprender conteúdos e sim para concluir a etapa do ensino básico.
Seu maior desafio na modalidade EJA, além de ensinar todas as idades, é a inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular. O Professor frisa a importância da inclusão desses alunos, porém preocupa-se com a aprendizagem, com a (re)adaptação do currículos de conteúdos, já que não é oferecido suporte nem ao alunos, muito menos ao docente. Muitas vezes acontece que o alunos sente-se desmotivado, e perdendo o interesse pela frequência às aulas.
Sabe-se que a Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que foi criada para beneficiar jovens e adultos que não puderam, por motivos diversos, estudar na idade adequada, porém o professor, relata que muitos dos seus alunos deixam de frequentar o ensino fundamental na classe comum, esperam para adquirir idade necessária para engressar na modalidade EJA, por considerar as “aulas matadas”( menos atividades, menos conteúdos, menos cobranças...)
Elton acredita que o professor da EJA deve adotar em sua prática pedagógica metodologias que facilitem e estimulem o processo de ensinoa-prendizagem em seus alunos, pois quando sentem-se estimulados a frequentar as aulas e mais próximos a conhecer o conteúdo, as dificuldades diminuem. Não basta lançar aleatoriamente conteúdos que não fazem sentido na vida do educando, é necessário utilizar metodologias que valorizem sua experiência cotidiana, por meio dos conhecimentos prévios e saberes adquiridos ao longo da vida.
 Para auxiliar em seu planejamento , o professor trouxe para sala de aula os personagens da turma do Chaves, conhecidos pelos alunos. As frases, os bordões e as piadas, além de alegras as aulas, facilitaram a aprendizagem da língua, assim como facilitaram a sua pronuncia e escrita.
O professor sente-se satisfeito quando suas aulas atingem seu objetivo e os alunos alcançam suas expectativas, participando com interesse das atividades, sendo assíduos as aulas, reduzindo o índice de evasão escolar nessa modalidade.







O Professor Elton em uma de suas aulas temáticas sobre a turma do Chaves, programa que é mundialmente conhecido e ainda transmitido.
As aulas tem como foco os bordões dos personagens Chaves e Chiquinha, assim como a origem do nome dos personagem em espanhol.
O professor de Espanhol Elton usa da caracterização dos personagens, ( com auxilio das colegas de outras disciplinas), para motivar seus alunos e assim alcançar  os objetivos do planejamento em ação.

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