RELAÇÕES ENTRE AS TEORIAS DE JEAN PIAGET E LEV VYGOTSKY

Relações entre as teorias de Jean Piaget e Lev Vygotsky

 Processo de construção de conhecimento e aquisição da linguagem





       
Com base nos estudos de Jean Piaget e Lev Vigotsky evidencia-se através desta síntese as relações entre as duas teorias sobre o processo de construção de conhecimento e aquisição da linguagem. 
Através das atividades propostas na semana 8 e 9 da interdisciplinar de LINGUAGEM E EDUCAÇÃO, é  possível afirmar que tanto para Piaget como para Vygotsky a criança é um ser que cria ativamente hipóteses sobre o seu ambiente. Porém, é possível perceber que há grandes diferenças na maneira de entender o processo de desenvolvimento.
Segundo Piaget, a formação do pensamento depende da coordenação dos esquemas sensório-motores e não da linguagem. Para ele, a linguagem só pode ocorrer depois que a criança já alcançou um determinado nível de habilidades mentais, ou seja o pensamento surge antes da linguagem, que é apenas forma de expressão .
Piaget privilegia a maturação biológica; considera que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento cognitivo segue uma seqüência fixa e universal de estágios.
Estágios do desenvolvimento cognitivo são:
  • Estágio Sensório-Motor: que representa a conquista do universo pratico, através da percepção e dos movimentos.
  • Estágio Pré-Operatório: que é uma preparação e organização das operações concretas; a criança volta-se para a realidade e surge o aparecimento da linguagem.
  • Estágio Operatório: as ações são interiorizadas e se constituem operações, o que construía no plano da ação, agora consegue reconstruir no campo da representação, é neste estádio que a criança é capaz de cooperar.
  • Estágio de Operações Formais: que distingue entre o real e o possível.
A teoria de Piaget apresenta uma dimensão interacionista, com ênfase na interação do sujeito com o objeto físico, onde a criança observando este objeto ela vai aprender a afirmar unicamente o que ela percebe, a distinguir o que é real do que é produto da imaginação ,além disso, não está clara em sua teoria a função da interação social no processo de conhecimento. A criança se apodera de um conhecimento se “agir” sobre ele, pois aprender é modificar, descobrir, inventar.
Já Vygotsky, o pensamento e linguagem são processos interdependentes, desde o início da vida. A aquisição da linguagem modifica funções mentais superiores da criança. A linguagem é uma forma definida ao pensamento, que  possibilita o aparecimento da imaginação, o uso da memória e o planejamento da ação. Neste sentido, a linguagem, diferentemente daquilo que acredita Piaget, sistematiza a experiência direta das crianças e por isso adquire uma função central no desenvolvimento cognitivo, reorganizando os processos que nele estão em andamento. 
Segundo a tradição marxista, Vygotsky considera que as mudanças que ocorrem em cada um de nós tem sua raiz na sociedade e na cultura.
Para Vygotsky, a aprendizagem inclui a relações entre as pessoas. A relação do individuo com o mundo está sempre mediado pelo outro. Este processo de mediação o entre o homem e o mundo real, são mediados pelos instrumentos e signos.
A relação do individuo com o mundo está sempre mediado pelo outro. Para fazer a mediação, o homem também se utiliza de instrumentos, como por exemplo o machado para o lenhador.
Os estudos de Vygotsky sobre a aquisição de linguagem como fator histórico e social enfatizam a importância da interação e da informação lingüística para a construção do conhecimento Vygotsky, privilegia o ambiente social, o ambiente social em que a criança nasceu, reconhece que, em se variando esse ambiente, o desenvolvimento também variará. Neste sentido, não se pode aceitar uma visão única, universal, de desenvolvimento humano.
            Analisando a teoria de Piaget e a de Vygotsky, nota-se  diferenças entre elas. Entre estas diferenças pode-se dizer que a teoria de Piaget diverge com a de Vygotsky no fator  maturação biológica, onde acreditava que o desenvolvimento estivesse predeterminado e, o seu afloramento, vinculado apenas a uma questão de tempo. Vygotsky criticou severamente este fator, pois acreditava que o desenvolvimento tinha sua origem nas capacidades humanas.
Outra divergência a da fala egocêntrica. Enquanto que para Piaget é uma transição entre estados mentais individuais não verbais, de um lado, e o discurso socializado e o pensamento lógico de outro. Para Vygotsky está claramente associada ao pensamento e indica que a trajetória da criança vai dos processos socializados para os processos internos.
Portanto, pode-se  dizer que para Vygotsky, o desenvolvimento é um processo que acontece de fora para dentro, já para Piaget, o desenvolvimento acontece de dentro para fora.

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