Relações entre as teorias de Jean Piaget e Lev
Vygotsky
Processo de construção de conhecimento e aquisição da linguagem
Com
base nos estudos de Jean Piaget e Lev Vigotsky evidencia-se através desta
síntese as relações entre as duas teorias sobre o processo de construção de
conhecimento e aquisição da linguagem.
Através
das atividades propostas na semana 8 e 9 da interdisciplinar de LINGUAGEM E
EDUCAÇÃO, é possível afirmar que tanto
para Piaget como para Vygotsky a criança é um ser que cria ativamente hipóteses
sobre o seu ambiente. Porém, é possível perceber que há grandes diferenças na
maneira de entender o processo de desenvolvimento.
Segundo
Piaget, a formação do pensamento depende da coordenação dos esquemas sensório-motores
e não da linguagem. Para ele, a linguagem só pode ocorrer depois que a criança já
alcançou um determinado nível de habilidades mentais, ou seja o pensamento surge
antes da linguagem, que é apenas forma de expressão .
Piaget
privilegia a maturação biológica; considera que os fatores internos preponderam
sobre os externos, postula que o desenvolvimento cognitivo segue uma seqüência
fixa e universal de estágios.
Estágios do desenvolvimento cognitivo são:
- Estágio Sensório-Motor: que representa a
conquista do universo pratico, através da percepção e dos movimentos.
- Estágio Pré-Operatório: que é uma preparação e
organização das operações concretas; a criança volta-se para a realidade e
surge o aparecimento da linguagem.
- Estágio Operatório: as ações são
interiorizadas e se constituem operações, o que construía no plano da
ação, agora consegue reconstruir no campo da representação, é neste
estádio que a criança é capaz de cooperar.
- Estágio de Operações Formais: que distingue
entre o real e o possível.
A teoria de Piaget apresenta uma
dimensão interacionista, com ênfase na interação do sujeito com o objeto
físico, onde a criança observando este objeto ela vai aprender a afirmar
unicamente o que ela percebe, a distinguir o que é real do que é produto da
imaginação ,além disso, não está clara em sua teoria a função da interação
social no processo de conhecimento. A criança se apodera de um conhecimento se
“agir” sobre ele, pois aprender é modificar, descobrir, inventar.
Já Vygotsky, o pensamento
e linguagem são processos interdependentes, desde o início da vida. A aquisição
da linguagem modifica funções mentais superiores da criança. A linguagem é uma
forma definida ao pensamento, que possibilita o aparecimento da imaginação, o
uso da memória e o planejamento da ação. Neste sentido, a linguagem,
diferentemente daquilo que acredita Piaget, sistematiza a experiência direta
das crianças e por isso adquire uma função central no desenvolvimento
cognitivo, reorganizando os processos que nele estão em andamento.
Segundo
a tradição marxista, Vygotsky considera que as mudanças que ocorrem em cada um
de nós tem sua raiz na sociedade e na cultura.
Para Vygotsky, a aprendizagem inclui a relações
entre as pessoas. A relação do individuo com o mundo está sempre mediado pelo
outro. Este processo de mediação o entre o homem e o mundo real, são mediados
pelos instrumentos e signos.
A
relação do individuo com o mundo está sempre mediado pelo outro. Para fazer a
mediação, o homem também se utiliza de instrumentos, como por exemplo o machado
para o lenhador.
Os
estudos de Vygotsky sobre a aquisição de linguagem como fator histórico e
social enfatizam a importância da interação e da informação lingüística para a
construção do conhecimento Vygotsky, privilegia o
ambiente social, o ambiente social em que a criança nasceu, reconhece que, em
se variando esse ambiente, o desenvolvimento também variará. Neste sentido, não
se pode aceitar uma visão única, universal, de desenvolvimento humano.
Analisando a teoria de Piaget e a de Vygotsky, nota-se diferenças entre elas. Entre estas diferenças pode-se
dizer que a teoria de Piaget diverge com a de Vygotsky no fator maturação biológica, onde acreditava que o
desenvolvimento estivesse predeterminado e, o seu afloramento, vinculado apenas
a uma questão de tempo. Vygotsky criticou severamente este fator, pois
acreditava que o desenvolvimento tinha sua origem nas capacidades humanas.
Outra
divergência a da fala egocêntrica. Enquanto que para Piaget é uma transição
entre estados mentais individuais não verbais, de um lado, e o discurso
socializado e o pensamento lógico de outro. Para Vygotsky está claramente
associada ao pensamento e indica que a trajetória da criança vai dos processos
socializados para os processos internos.
Portanto,
pode-se dizer que para Vygotsky, o
desenvolvimento é um processo que acontece de fora para dentro, já para Piaget,
o desenvolvimento acontece de dentro para fora.
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