Análise Reflexiva
LINGUAGEM MUSICAL
A música é uma linguagem que, se compreendida
desde cedo, ajuda o ser humano a expressar com mais facilidade suas emoções,
sentimentos e principalmente ser criativo. O objetivo da música na educação infantil
é contribuir na formação e desenvolvimento da personalidade da criança, pela
ampliação cultural, enriquecimento da inteligência e pela evolução da
sensibilidade musical. Trabalhar com a música no cotidiano educativo significa
ampliar a variedade de linguagens que permite à descoberta de novos caminhos de
aprendizagem. Ela exerce um papel fundamental na sociedade é uma atividade
social e cultural presente na espécie humana e retrata a história e costumes
dos povos. Desde o nascimento emitimos sons, pois somos dotados de um grande
instrumento musical que é a nossa voz.
Segundo Vygotsky (1994), a criança pode
desenvolver a zona proximal potencial, por meia da interação com um adulto. Dessa
forma, oferecer conhecimentos musicais com mediação, à criança, oportuniza-os perceber-se
e integrar-se à sociedade. Quanto mais cedo a criança tiver o contato com a
música, mais essa linguagem poderá contribuir e auxiliar seu crescimento e
interação com o ambiente e a sociedade. Segundo o autor os processos de
mediação são caracterizados pela ligação entre aprendizagem e recursos
simbólicos da cultura.
A linguagem musical deve estar presente no
contexto educativo, envolvendo atividades e situações desafiadoras e
significativas que favoreçam a exploração, a descoberta e a apropriação de
conhecimento. A ludicidade evidenciada nas atividades de sala de aula possibilita
que o professor oportunize a criança um programa de atividades motoras. O
desenvolvimento da capacidade de se relacionar depende, entre outras coisas, de
oportunidades de interação com crianças da mesma idade ou de idades diferentes
em situações diversas.
Segundo
Piaget, o indivíduo interage com o meio de forma diferente e em determinadas
faixas etárias. Na construção do conhecimento nas diversas áreas de
aprendizagem, o ambiente influencia de forma expressiva os vários estágios de
desenvolvimento. Nas escolas, os professores devem estar preparados para
estimular e incentivar seus alunos a construir seu próprio conhecimento,
oferecendo um ambiente que o leve a ter experiências inovadoras e
colaborativas. A forma de interagir com o meio ao qual está inserido se
diferencia de um sujeito para outro, de um campo do conhecimento para outro,
mas a teoria de Piaget nos oferece um caminho que nos ajuda a compreender o
processo de desenvolvimento de nossos alunos.
A música pode ser expressada através de gêneros
musicais tais como; música Folclórica, música Popular, música Sacra etc.
Através da música podemos perceber gostos, costumes, subjetividade. Ela traduz
sentimentos, para cada pessoa que escuta há um sentido. É uma das formas mais
criativas de se expressar, ela é capaz de nos libertar. Através da musica,
manifestamos tristeza, alegria e raiva.
Pensando nisso, aproveitamos a FESTA
JUNINA para trabalhar a linguagem musical na escola. Através da escolha das musicas, das coreografias e das
apresentações das turmas, oportunizamos as crianças ampliar o seu universo linguístico. Os Festejos
Juninos se constituem em uma temática rica onde podem ser explorados diversos
tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros.
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