LINGUAGEM MUSICAL


Análise Reflexiva 

LINGUAGEM MUSICAL





A música é uma linguagem que, se compreendida desde cedo, ajuda o ser humano a expressar com mais facilidade suas emoções, sentimentos e principalmente ser criativo. O objetivo da música na educação infantil é contribuir na formação e desenvolvimento da personalidade da criança, pela ampliação cultural, enriquecimento da inteligência e pela evolução da sensibilidade musical. Trabalhar com a música no cotidiano educativo significa ampliar a variedade de linguagens que permite à descoberta de novos caminhos de aprendizagem. Ela exerce um papel fundamental na sociedade é uma atividade social e cultural presente na espécie humana e retrata a história e costumes dos povos. Desde o nascimento emitimos sons, pois somos dotados de um grande instrumento musical que é a nossa voz.
Segundo Vygotsky (1994), a criança pode desenvolver a zona proximal potencial, por meia da interação com um adulto. Dessa forma, oferecer conhecimentos musicais com mediação, à criança, oportuniza-os perceber-se e integrar-se à sociedade. Quanto mais cedo a criança tiver o contato com a música, mais essa linguagem poderá contribuir e auxiliar seu crescimento e interação com o ambiente e a sociedade. Segundo o autor os processos de mediação são caracterizados pela ligação entre aprendizagem e recursos simbólicos da cultura.
A linguagem musical deve estar presente no contexto educativo, envolvendo atividades e situações desafiadoras e significativas que favoreçam a exploração, a descoberta e a apropriação de conhecimento. A ludicidade evidenciada nas atividades de sala de aula possibilita que o professor oportunize a criança um programa de atividades motoras. O desenvolvimento da capacidade de se relacionar depende, entre outras coisas, de oportunidades de interação com crianças da mesma idade ou de idades diferentes em situações diversas.
Segundo Piaget, o indivíduo interage com o meio de forma diferente e em determinadas faixas etárias. Na construção do conhecimento nas diversas áreas de aprendizagem, o ambiente influencia de forma expressiva os vários estágios de desenvolvimento. Nas escolas, os professores devem estar preparados para estimular e incentivar seus alunos a construir seu próprio conhecimento, oferecendo um ambiente que o leve a ter experiências inovadoras e colaborativas. A forma de interagir com o meio ao qual está inserido se diferencia de um sujeito para outro, de um campo do conhecimento para outro, mas a teoria de Piaget nos oferece um caminho que nos ajuda a compreender o processo de desenvolvimento de nossos alunos.
A música pode ser expressada através de gêneros musicais tais como; música Folclórica, música Popular, música Sacra etc. Através da música podemos perceber gostos, costumes, subjetividade. Ela traduz sentimentos, para cada pessoa que escuta há um sentido. É uma das formas mais criativas de se expressar, ela é capaz de nos libertar. Através da musica, manifestamos tristeza, alegria e raiva.
            Pensando nisso, aproveitamos a FESTA JUNINA para trabalhar a linguagem musical na escola.  Através  da escolha das musicas, das coreografias e das apresentações das turmas, oportunizamos as crianças ampliar o seu universo linguístico. Os Festejos Juninos se constituem em uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros.


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