DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM SOBRE O ENFOQUE DA PSICOLOGIA II

MÉTODOS CLÍNICOS PIAGETIANOS




Video 1- CONVERSÃO DO NÚMERO- ITEM II: CÍRCULOS
Geovana e Isadora

IGUALDADE INICIAL: A professora Geovana dispões das fichas circulares verdes enfileiradas em cima da mesa. Entrega a Isadora uma quantidade de fichas no mesmo formato em cor amarelo. Isadora tem 5 anos. A professora solicita que Isadora coloque igual as fichas já enfileiradas. A  menina dispõe das fichas iguais.
TRANSFORMAÇÃO: Nesse momento a professora dispões 6 fichas de cada cor,em fila porem intercaladas.  Pede que a menina imagine que as fichas são bombons. Explica que os bombons verdes(fichas verdes) são dela, e os bombons amarelos  (fichas amarelas) são da menina. Logo questiona quem tem mais bombons. A menina conta as fichas amarelas e verdes, confundindo-se com a contagem. Então, a professora indaga quem tem mais bombons, mais uma vez. Isadora responde que ela tem mais bombons (euzinha). A professora salienta a resposta da menina questionando-a porque ela tem mais bombons. Isadora reconta as fichas amarelas, que representam os seus bombons, insinuando que ela tem mais. Geovana indaga quantod bombons ela possui então ( e eu, quantos bombons eu tenho?). A menina faz a contagem dos bombons verdes. Geovana questiona a menina, se ela irá comer mais bombons, e a mesma afirma que sim.


Video 2- CONSERVAÇÃO DOS LÍQUIDOS- TRANSVAZAMENTO DE COPO MODELO
Gabriele e Isadora

IGUALDADE INICIAL: A professora Gabriele apresenta dois copos idênticos com a mesma quantidade de suco de laranja e questiona se tem a Isadora, se os copos possuem a mesma quantidade. Isadora, junta o copos e analisa o nível da água e responde que sim.
TRANSFORMAÇÃO: A professora Gabriele apresenta um terceiro copo vazio, menor e mais largo e questiona a menina se colocasse o suco que estava no copo idêntico dentro do copo menor até onde ela acreditava que ia o nível de liquido. Isadora mostra com o dedo até onde pensa que o liquido irá atingir. A professora então convida a menina a testar, despejando o liquido do copo idêntico no copo menor. A  professora aproxima os copos distintos e questiona qual daqueles copos tem mais. Isadora então, mais uma vez aproxima os copos e responde apontando que o copo idêntico tem maior quantidade de suco.


Video 1- CONSERVAÇÃO DO VOLUME
Elenita e Eduardo
A professora Elenita apresenta o material à criança: um copo com água, uma borracha de atilho e uma bolinha de massa de modelar. Eduardo tem 10 anos de idade. Observa o material aguardando a ordem. A professora então, ordena que o menino coloque a borracha no nível da água. Eduardo segue a ordem. Em seguida a professora questiona: se colocar a bolinha de massinha dentro do copo com água, o que aconteceria. Eduardo responde convicto que o nível da água vai subir. então a professora coloca a bolinha e questiona se aconteceu como ele esperava. Ele responde que sim.

A professora instiga mais um pouco o menino, questionando: se ela tirar a bolinha a bolinha o que ele acha que vai acontecer. Eduardo responde que o nível da água irá baixar. Então a professora retira a bolinha e questiona se aconteceu o esperado. Eduardo afirma que sim. 

Comentários