MÉTODOS CLÍNICOS PIAGETIANOS
Video 1- CONVERSÃO DO NÚMERO-
ITEM II: CÍRCULOS
Geovana e Isadora
IGUALDADE INICIAL: A professora
Geovana dispões das fichas circulares verdes enfileiradas em cima da mesa.
Entrega a Isadora uma quantidade de fichas no mesmo formato em cor amarelo.
Isadora tem 5 anos. A professora solicita que Isadora coloque igual as fichas
já enfileiradas. A menina dispõe das
fichas iguais.
TRANSFORMAÇÃO: Nesse momento a
professora dispões 6 fichas de cada cor,em fila porem intercaladas. Pede que a menina imagine que as fichas são
bombons. Explica que os bombons verdes(fichas verdes) são dela, e os bombons
amarelos (fichas amarelas) são da
menina. Logo questiona quem tem mais bombons. A menina conta as fichas amarelas
e verdes, confundindo-se com a contagem. Então, a professora indaga quem tem
mais bombons, mais uma vez. Isadora responde que ela tem mais bombons
(euzinha). A professora salienta a resposta da menina questionando-a porque ela
tem mais bombons. Isadora reconta as fichas amarelas, que representam os seus
bombons, insinuando que ela tem mais. Geovana indaga quantod bombons ela possui
então ( e eu, quantos bombons eu tenho?). A menina faz a contagem dos bombons
verdes. Geovana questiona a menina, se ela irá comer mais bombons, e a mesma
afirma que sim.
Video 2- CONSERVAÇÃO DOS
LÍQUIDOS- TRANSVAZAMENTO DE COPO MODELO
Gabriele e Isadora
IGUALDADE INICIAL: A professora
Gabriele apresenta dois copos idênticos com a mesma quantidade de suco de
laranja e questiona se tem a Isadora, se os copos possuem a mesma quantidade.
Isadora, junta o copos e analisa o nível da água e responde que sim.
TRANSFORMAÇÃO: A professora
Gabriele apresenta um terceiro copo vazio, menor e mais largo e questiona a
menina se colocasse o suco que estava no copo idêntico dentro do copo menor até
onde ela acreditava que ia o nível de liquido. Isadora mostra com o dedo até
onde pensa que o liquido irá atingir. A professora então convida a menina a
testar, despejando o liquido do copo idêntico no copo menor. A professora aproxima os copos distintos e
questiona qual daqueles copos tem mais. Isadora então, mais uma vez aproxima os
copos e responde apontando que o copo idêntico tem maior quantidade de suco.
Video 1- CONSERVAÇÃO
DO VOLUME
Elenita e
Eduardo
A professora Elenita apresenta o
material à criança: um copo com água, uma borracha de atilho e uma bolinha de
massa de modelar. Eduardo tem 10 anos de idade. Observa o material aguardando a
ordem. A professora então, ordena que o menino coloque a borracha no nível da
água. Eduardo segue a ordem. Em seguida a professora questiona: se colocar a
bolinha de massinha dentro do copo com água, o que aconteceria. Eduardo
responde convicto que o nível da água vai subir. então a professora coloca a
bolinha e questiona se aconteceu como ele esperava. Ele responde que sim.
A professora instiga mais um
pouco o menino, questionando: se ela tirar a bolinha a bolinha o que ele acha
que vai acontecer. Eduardo responde que o nível da água irá baixar. Então a
professora retira a bolinha e questiona se aconteceu o esperado. Eduardo afirma
que sim.
Comentários
Postar um comentário