Os jogos eletrônicos podem prejudicar as crianças
na Escola?
Observando que as crianças ficam, desde muita pequenas
envolvidas com jogos eletrônicos na escola, principalmente na hora do recreio.
Percebe-se claramente esse envolvimento, mesmo aquele que está sem celular fica
em volta daquele que trouxe. nas conversas dele sempre tem algum assunto envolvendo
jogos. Às vezes jogos novos ou uma “manha” que descobriram.
Durante a interdisciplinar
de Projeto Pedagógico em Ação, fomos instigadas a desenvolver um Projeto na
Escola, o qual optamos por essa temática. Por vivenciarmos constantemente os
jogos eletrônicos como assunto que envolve os nossos alunos.
Então, partimos da pergunta: Os jogos
eletrônicos podem prejudicar as crianças? Como?
Foi preciso buscar saber
mais sobre os jogos eletrônicos e como introduzi-los no ambiente escolar como
forma de beneficio e prazer. Como surgiram e como utiliza-los como instrumento
de aprendizagem.
Com o advento do desenvolvimento tecnológico e a
revolução Industrial, criaram-se jogos eletrônicos de computadores, que foram
ainda mais propagados com a chegada da Internet. Atualmente, os jogos
eletrônicos fazem parte do cotidiano da maioria de estudantes adolescentes e
jovens e esta realidade não pode ser ignorada pela escola. Ao contrário, é
importante que se tenha a preocupação em reduzir os impactos negativos dos
jogos eletrônicos e aperfeiçoar suas contribuições para a formação dos alunos,
aproveitando seu interesse para desenvolver aprendizagens cognitivas, afetivas
e sociais.
O uso dos jogos eletrônicos na escola certamente
deve ser voltado para os alunos e para a aprendizagem, como um dos recursos
utilizados para o desenvolvimento 1 de habilidades como: concentração, memória,
atenção e raciocínio lógico, dentre outras. Para que a criança desenvolva o
controle mental de sua expressão motora, a Educação Física realiza atividades
considerando seus níveis de maturação biológica e, na parte recreativa,
proporciona a aprendizagem das crianças em várias atividades esportivas, que
ajudam na conservação da sua saúde física e mental e no equilíbrio
sócio-afetivo.
O computador pode ser um importante aliado no
desenvolvimento das funções motoras, já que em seus programas, a solução de
alguns desses jogos exige a habilidade do raciocínio e das funções motoras, num
encadeamento de ideias e procedimentos, o que possibilita a interação mediadora
feita pelo professor.
No ambiente escolar, o professor pode propor o uso
dos jogos eletrônicos, visando a explorar as experiências vividas pelo aluno,
aquelas que ele já possui e, de forma intencional, partir de algo prazeroso
para os alunos para o alcance de importantes objetivos em relação ao seu
desenvolvimento psicomotor. Desta maneira, a tecnologia – em especial os jogos
eletrônicos – não pode ser ignorada, pois representa um importante recurso
didático, capaz de promover a aprendizagem, sobretudo nas aulas de Educação
Física. Cabe ao professor se dispor a analisar os diversos jogos desportivos e
eletrônicos, adequando-os aos diversos objetivos de ensino. O professor não
pode ficar alheio à realidade das experiências vividas pelos alunos; mas, ao
contrário, necessita conhecer aquilo que lhes interessa e lhes desperta
curiosidade, contextualizando ao máximo as situações de ensino-aprendizagem,
permitindo que o estudante traga para a sala de aula seus conhecimentos
adquiridos anteriormente, inclusive por meio dos jogos eletrônicos.
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