PROJETO PEDAGÓGICO EM AÇÃO

 Os jogos eletrônicos podem prejudicar as crianças
 na Escola?

           Observando que as crianças ficam, desde muita pequenas envolvidas com jogos eletrônicos na escola, principalmente na hora do recreio. Percebe-se claramente esse envolvimento, mesmo aquele que está sem celular fica em volta daquele que trouxe. nas conversas dele sempre tem algum assunto envolvendo jogos. Às vezes jogos novos ou uma “manha” que descobriram.
            Durante a interdisciplinar de Projeto Pedagógico em Ação, fomos instigadas a desenvolver um Projeto na Escola, o qual optamos por essa temática. Por vivenciarmos constantemente os jogos eletrônicos como assunto que envolve os nossos alunos.
            Então, partimos da pergunta: Os jogos eletrônicos podem prejudicar as crianças? Como?
Foi preciso buscar saber mais sobre os jogos eletrônicos e como introduzi-los no ambiente escolar como forma de beneficio e prazer. Como surgiram e como utiliza-los como instrumento de aprendizagem.
Com o advento do desenvolvimento tecnológico e a revolução Industrial, criaram-se jogos eletrônicos de computadores, que foram ainda mais propagados com a chegada da Internet. Atualmente, os jogos eletrônicos fazem parte do cotidiano da maioria de estudantes adolescentes e jovens e esta realidade não pode ser ignorada pela escola. Ao contrário, é importante que se tenha a preocupação em reduzir os impactos negativos dos jogos eletrônicos e aperfeiçoar suas contribuições para a formação dos alunos, aproveitando seu interesse para desenvolver aprendizagens cognitivas, afetivas e sociais.
           O uso dos jogos eletrônicos na escola certamente deve ser voltado para os alunos e para a aprendizagem, como um dos recursos utilizados para o desenvolvimento 1 de habilidades como: concentração, memória, atenção e raciocínio lógico, dentre outras. Para que a criança desenvolva o controle mental de sua expressão motora, a Educação Física realiza atividades considerando seus níveis de maturação biológica e, na parte recreativa, proporciona a aprendizagem das crianças em várias atividades esportivas, que ajudam na conservação da sua saúde física e mental e no equilíbrio sócio-afetivo.
          O computador pode ser um importante aliado no desenvolvimento das funções motoras, já que em seus programas, a solução de alguns desses jogos exige a habilidade do raciocínio e das funções motoras, num encadeamento de ideias e procedimentos, o que possibilita a interação mediadora feita pelo professor.

         No ambiente escolar, o professor pode propor o uso dos jogos eletrônicos, visando a explorar as experiências vividas pelo aluno, aquelas que ele já possui e, de forma intencional, partir de algo prazeroso para os alunos para o alcance de importantes objetivos em relação ao seu desenvolvimento psicomotor.              Desta maneira, a tecnologia – em especial os jogos eletrônicos – não pode ser ignorada, pois representa um importante recurso didático, capaz de promover a aprendizagem, sobretudo nas aulas de Educação Física. Cabe ao professor se dispor a analisar os diversos jogos desportivos e eletrônicos, adequando-os aos diversos objetivos de ensino. O professor não pode ficar alheio à realidade das experiências vividas pelos alunos; mas, ao contrário, necessita conhecer aquilo que lhes interessa e lhes desperta curiosidade, contextualizando ao máximo as situações de ensino-aprendizagem, permitindo que o estudante traga para a sala de aula seus conhecimentos adquiridos anteriormente, inclusive por meio dos jogos eletrônicos.

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