Lendo mais sobre a interdisciplina de Organização e Gestão da Educação, encontrei esse artigo da Revista GESTÃO ESCOLAR, oferecido pela revista Nova Escola.
Nos dias de hoje, estou vivendo essa tarefa de ser o "líder" da escola. Confesso não estar sendo uma tarefa facil, pois além de me faltar experiencia nessa posição de gestor, enfrento todos s problemas e tarefas sentindo falta do apoio. Como professora, sei e tenho noção da organização pedagogica, porém, ao dar conta das tarefas administrativas me sinto muitas vezes sem chão.
Diante disso, a interdisciplina de Organização e Gestão da Educação, está sendo de grande importância. Além de aprender sobre essa função de Gestor, me despertou o interesse em buscar mais aprender, ler sobre o assunto e buscar desenvolver na prática, para que eu consiga lidar com as angustias e aflições que enfrento nesse momento.
As
responsabilidades do diretor
Entenda o papel do líder da
escola, encarregado de orquestrar a administração da instituição, o fazer
pedagógico e a relação com a comunidade
Escola organizada e limpa,
equipamentos funcionando, contas em dia, funcionários em ação, comunidade
participativa - e, acima de tudo, alunos aprendendo. Esse é o cenário ideal
para uma instituição de ensino. Não se chega a ele sem muito trabalho e sem a
presença de um diretor à sua frente. Ele deve ser um profissional que, na definição
clássica do pesquisador Antônio Carlos Gomes da Costa, conjuga três perfis
básicos:
- Administrador escolar: mantém a escola dentro das normas do sistema educacional, segue portarias e instruções, é exigente no cumprimento de prazos;
- Supervisor pedagógico: valoriza a qualidade do ensino, o projeto pedagógico, a supervisão e a orientação pedagógica e cria oportunidades de capacitação docente;
- Líder sociocomunitário: preocupa-se com a gestão democrática e com a participação da comunidade, está sempre rodeado de pais, alunos e lideranças do bairro, abre a escola nos finais de semana e permite trânsito livre em sua sala.
Não é uma tarefa fácil. O diretor
precisa ter conhecimento e sensibilidade para lidar com os diversos aspectos
que interferem no bom funcionamento da escola que dirige: do domínio das
questões financeiras e legais à comunicação com pais, do relacionamento entre
os funcionários à gestão da infraestrutura do local. A lista abaixo dá uma
ideia da complexidade de sua atuação:
As principais funções do diretor
- Cuidar das finanças da escola;
- Prestar contas à comunidade;
- Conhecer a legislação e as normas da
Secretaria de Educação para reivindicar ações junto a esse órgão;
- Identificar as necessidades da instituição e
buscar soluções junto às comunidades interna e externa e à Secretaria de
Educação;
- Prezar pelo bom relacionamento entre os
membros da equipe escolar, garantindo um ambiente agradável;
- Manter a escola esteja limpa e organizada;
- Garantir a integridade física da escola, tanto
na manutenção dos ambientes quanto dos objetos e equipamentos;
- Conduzir a elaboração do projeto
político-pedagógico, o PPP, mobilizando toda a comunidade
escolar nesse trabalho e garantindo que o processo seja democrático até o
fim;
- Acompanhar o cotidiano da sala de aula e o
avanço na aprendizagem dos alunos;
- Ser parceiro do coordenador pedagógico na
gestão da aprendizagem dos alunos;
- Incentivar e apoiar a implantação de projetos
e iniciativas inovadoras, provendo o material e o espaço necessário para
seu desenvolvimento;
- Gerenciar e articular o trabalho de
professores, coordenadores, orientadores e funcionários;
- Manter a comunicação com os pais e atendê-los
quando necessário.
Todo esse trabalho, no entanto,
não pode ser solitário. O diretor, como líder da
escola, deve envolver sua equipe de professores, coordenadores,
orientadores e funcionários no planejamento e execução das tarefas. Além de
garantir uma gestão transparente e democrática, saber delegar é fundamental
para dar conta do trabalho.
Essa articulação e parceria entre
todos os profissionais deve sempre visar à meta principal de toda e qualquer
escola: a aprendizagem dos alunos. Afinal, é função primordial do gestor prezar
pela qualidade do fazer pedagógico da instituição que dirige, não sendo apenas
um provedor e organizador de recursos.
Revista: GESTÃO
ESCOLAR
Outubro de 2013
- https://gestaoescolar.org.br/conteudo/235/as-responsabilidades-do-diretor
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