ANÁLISE DOS PORTFÓLIOS DE APRENDIZAGEM





Paulo Freire já dizia:
“A realidade não pode ser modificada, senão quando o homem descobre que é modificável e que ele pode fazê-lo. É preciso, portanto, fazer desta conscientização o primeiro objetivo de toda a educação: antes de tudo provocar uma atitude crítica, de reflexão, que comprometa a ação.”

Ao analisar o portfólio dos colegas, nos colocamos em uma situação de avaliar o seu desempenho, assim como de avaliar o nosso próprio. O objetivo é buscar desenvolver melhor nossa escrita, para que possamos diminuir as dificuldades de expressar através das letras o nosso pensamento e reflexão.
Com isso venho dividir a reflexão que me fez ver a importância de se auto-avaliar para poder avaliar o colega, proposta essa dinamizada na interdisciplinar de seminário integrador.
Pedir para que os colegas avaliem uns aos outros nos oferece um ângulo diferente sobre o trabalho de cada um. É especialmente importante quando precisamos melhor nossa desenvoltura na escrita e na apresentação dela. Esse tipo de avaliação apontará não apenas onde podemos melhorar , mas também como podemos desenvolver melhor nossa escrita e reflexão nas postagens no portfólio de aprendizagem.

Pensar juntos estratégias de melhor desenvolver a escrita em nosso portfolio é uma tarefa muito importante e necessária. Refletir sobre o seu próprio desenvolvimento, avaliando o outro, nos faz refletir quais pontos e questões devemos melhorar. Isso ajuda-nos a ter mais facilidade para desenvolver uma escrita produtiva e significante. Além de se auto-avaliar, é importante a socialização com os colegas, para refletir e saber receber criticas que podem ser bem construtivas para nosso melhor empenho.


Comentários