Entendimento
de portfólio para Arter e Spandel (1992)
(...) uma
coleção proposital do trabalho do aluno
que conta
a história dos seus esforços, progresso ou
desempenho
em uma determinada área. Essa coleção
deve
incluir a participação do aluno na seleção do
conteúdo
do portfólio; as linhas básicas para seleção;
os
critérios para julgamento do mérito; e a evidência
de auto-reflexão
pelo aluno.
Portfólio
é um conjunto organizado de trabalhos produzidos pelo aluno ao longo de
determinado período (o ano letivo, por exemplo). Quando bem montada, essa
coletânea se transforma em um excelente instrumento de avaliação.
Ela deve
reunir as atividades que o estudante considera relevantes, escolhidas depois de
uma análise feita com a sua ajuda. O critério da escolha, vale lembrar, não
pode ser apenas o da excelência.
No entanto, nos últimos anos, outras áreas
profissionais têm descoberto no portfolio um instrumento autêntico e precioso
na avaliação do desenvolvimento. Concretamente na área da Educação, diversas
experiências têm sido realizadas no sentido de utilizar o portfolio quer na
avaliação do professores em formação, quer na aprendizagem dos alunos.
Um portfólio de evidências de aprendizagens é uma
“coleção organizada e devidamente planejada de trabalhos produzidos por um
aluno ao longo de um dado período de tempo, e que procura evidenciar os diversos
componentes do seu desenvolvimento (cognitivo, metacognitivo, moral, afetivo…)
e do seu percurso escolar". Essas evidências incluem todas as áreas do
programa, os diferentes modos de trabalho, as oportunidades de aprendizagem
criadas, o envolvimento dos alunos e dos pais. Utilizando as palavras de
Sá-Chaves (1998:140), é como se fosse "uma longa, longa carta, sempre
enviada a si próprio e ao formador (professor) e também sempre devolvida,
porém, sempre enriquecida por nova informação".

·
Relatórios,
anotações, rascunhos, esboços,
·
Composições,
relatos descritivos
·
Registos
das reuniões de pais
·
Reações a
visitas de estudo e outras atividades
·
Testes
·
Trabalhos
individuais
·
Trabalhos
em grupo
·
Trabalhos
de casa
·
Desenhos,
histórias, trabalhos plásticos,
·
Reflexões
do aluno, pesquisas feitas por sua iniciativa
·
Resoluções
de exercícios e de problemas
·
Fotografias
dos momentos de aprendizagem.
·
“os
portfólios oferecem aos alunos a oportunidade de
registrar, de modo contínuo, experiências e êxitos
significativos para eles. Pertencem a eles mas
podem
ser compartilhados e discutidos com os professores,
se
os alunos assim quiserem.”
Hargreavesetal. (2001)
O portfólio é um dos procedimentos condizentes com a avaliação formativa. Diferentemente de outros métodos de avaliação, ele é construído pelo próprio aluno, observando os princípios de reflexão, criatividade, parceria e autonomia. Serve para vincular a avaliação ao trabalho pedagógico em que o aluno participa da tomada de decisões, de modo que ele formule suas próprias idéias, faça escolhas e não apenas cumpra prescrições do professor e da escola. Desse modo, a avaliação deixa de ser classificatória, unilateral e excludente, refletindo a aprendizagem de cada aluno.
Fonte: Correio da Educação (suplemento) Novembro de 2000
www2.pucpr.br/reol/index.php/dialogo?dd99=pdf&dd1=2040
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