O PORTFOLIO E SUA IMPORÂNCIA

Entendimento de portfólio para Arter e Spandel (1992)

(...) uma coleção proposital do trabalho do aluno
que conta a história dos seus esforços, progresso ou
desempenho em uma determinada área. Essa coleção
deve incluir a participação do aluno na seleção do
conteúdo do portfólio; as linhas básicas para seleção;
os critérios para julgamento do mérito; e a evidência
de auto-reflexão pelo aluno.

Portfólio é um conjunto organizado de trabalhos produzidos pelo aluno ao longo de determinado período (o ano letivo, por exemplo). Quando bem montada, essa coletânea se transforma em um excelente instrumento de avaliação.
Ela deve reunir as atividades que o estudante considera relevantes, escolhidas depois de uma análise feita com a sua ajuda. O critério da escolha, vale lembrar, não pode ser apenas o da excelência.
No entanto, nos últimos anos, outras áreas profissionais têm descoberto no portfolio um instrumento autêntico e precioso na avaliação do desenvolvimento. Concretamente na área da Educação, diversas experiências têm sido realizadas no sentido de utilizar o portfolio quer na avaliação do professores em formação, quer na aprendizagem dos alunos.
Um portfólio de evidências de aprendizagens é uma “coleção organizada e devidamente planejada de trabalhos produzidos por um aluno ao longo de um dado período de tempo, e que procura evidenciar os diversos componentes do seu desenvolvimento (cognitivo, metacognitivo, moral, afetivo…) e do seu percurso escolar". Essas evidências incluem todas as áreas do programa, os diferentes modos de trabalho, as oportunidades de aprendizagem criadas, o envolvimento dos alunos e dos pais. Utilizando as palavras de Sá-Chaves (1998:140), é como se fosse "uma longa, longa carta, sempre enviada a si próprio e ao formador (professor) e também sempre devolvida, porém, sempre enriquecida por nova informação".
http://bica.cnotinfor.pt/uploads/portfolio_1.JPGO portfólio poderá, pois, incluir diversos itens, conforme a sua definição e organização, e de acordo com o contexto concreto em causa.
·         Relatórios, anotações, rascunhos, esboços,
·         Composições, relatos descritivos
·         Registos das reuniões de pais
·         Reações a visitas de estudo e outras atividades
·         Testes
·         Trabalhos individuais
·         Trabalhos em grupo
·         Trabalhos de casa
·         Desenhos, histórias, trabalhos plásticos,
·         Reflexões do aluno, pesquisas feitas por sua iniciativa
·         Resoluções de exercícios e de problemas
·         Fotografias dos momentos de aprendizagem.
·          
 “os portfólios oferecem aos alunos a oportunidade de
registrar, de modo contínuo, experiências e êxitos
significativos para eles. Pertencem a eles mas podem
ser compartilhados e discutidos com os professores, se
os alunos assim quiserem.”

Hargreavesetal. (2001)


O portfólio é um dos procedimentos condizentes com a avaliação formativa. Diferentemente de outros métodos de avaliação, ele é construído pelo próprio aluno, observando os princípios de reflexão, criatividade, parceria e autonomia. Serve para vincular a avaliação ao trabalho pedagógico em que o aluno participa da tomada de decisões, de modo que ele formule suas próprias idéias, faça escolhas e não apenas cumpra prescrições do professor e da escola. Desse modo, a avaliação deixa de ser classificatória, unilateral e excludente, refletindo a aprendizagem de cada aluno.




Fonte: Correio da Educação (suplemento) Novembro de 2000

www2.pucpr.br/reol/index.php/dialogo?dd99=pdf&dd1=2040


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