HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Posso trabalhar História na Educação Infantil?

Pergunta enviada por Moacir Marcos Tuleski Pereira, Araucária, PR

Pode, sim, Moacir. Na Educação Infantil, a construção de conhecimentos ocorre de maneira integrada e os conteúdos não são divididos em disciplinas, mas em eixos: Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Movimento, Música e Natureza e Sociedade. O ensino de História permeia o último e, nessa fase, tem como foco a compreensão da ideia de passado e presente. Os conceitos históricos são desenvolvidos por meio de brincadeiras, canções, contos, lendas e mitos - e também em momentos de diálogos, discussões e reflexões. Você pode, por exemplo, organizar atividades com calendários para que as crianças compreendam padrões de ordenação do tempo. Outra ideia é ensinar os pequenos a pesquisar. Eles podem conversar com pessoas próximas sobre histórias do local em que vivem ou investigar músicas e brincadeiras do tempo em que pais e avós eram crianças. Visitar museus e passear pelo bairro também são boas opções.




A introdução da História na Educação Infantil começa no momento que trabalhamos a própria historia da criança, e o estudo da sua vida. A compreensão do seu corpo, sua família, sua casa, sua escola, costumes, hábitos e informações que traz sobre ela
Refletindo sobre o texto proposto na interdisciplina de Representação do Mundo pelos Estudos Sociais, venho partilhar de uma atividade que realizei na turma do Pré-escola I, onde fizemos uma atividade que trazia as historias de vida dos avós.
Me recordo que  a algum tempo atrás, a escola propôs que fizéssemos uma acolhida em comemoração ao dia dos avós. Nessa data, planejei uma acolhida chamada: “No tempo da vovó e do vovô”. Após um delicioso chazinho com biscoitos feitos pelas crianças, cada vovó e/ou vovô tiveram que fazer um relato escrito sobre o que lembrava da sua infância. Um momento marcante, uma história da sua infância, ou um fato engraçado, ou algo que remetesse a sua historia de vida.
Após fazer a leitura do seu relato, colamos e confeccionamos no livro confeccionado para receber as histórias que aconteceram “No tempo da vovó e do vovô!”
No termino do ano, cada criança levou uma copia do livro para ler com a família.
Foi uma proposta emocionante! 


Comentários