A poesia desenvolve reflexão e a criatividade nos alunos.
A
poesia na Antiguidade era usada como entretenimento, ritual, filosofia; os
poetas eram ditos como pessoas sábias. Há, portanto, necessidade urgente de se
resgatar o prazer encontrado em se trabalhar a poesia e quebrar o tabu escolar
de que é difícil trabalhar com poemas.O objetivo
de se trabalhar a poesia em sala é o de estimular a oralidade, a criatividade e
a reflexão a respeito de fatos da vida de cada aluno. Além disso, o educador
pode trabalhar a escrita de poesias, contudo deixar os alunos livres de temas,
para que seus anseios interiores sejam retratados enquanto escreve. Nesta atividade, levei para sala de aula o poema infantil “ O cachorro
Bambam” de Cintia Amorin. A atividade levou os alunos a compreender o que é
poesia através da leito e recitação do poema trabalhado. A atividade também oportunizou o trabalho de artes, onde utilizei uma obra de Romero Britto em
forma de quebra-cabeça.
O CACHORRO BAMBAM
O cachorro Bambam atravessou a rua,
ele queria chegar até à lua.
Correu depressa e pegou um caminhão,
nas costas levava seu amigo violão.
O cachorro Bambam chegou ao aeroporto,
assim que chegou conversou com o piloto.
O bom moço explicou que tinha outro destino,
mas iria deixá-lo no meio do caminho.
O cachorro Bambam aproveitou a lua cheia ,
tocou para ela e uivou a noite inteira.
A bela lua prateada, emocionada, agradeceu
e foi-se embora de mansinho logo que amanheceu!
Acredito que se a poesia fosse explorada de modo mais lúdica em sala de aula as crianças estariam mais familiarizadas com tais ferramentas literárias. Nunca vou me esquecer uma apresentação teatral apresentada na escola sobre o poema "Ou isto ou aquilo", fiquei encantada e procurando mais coisas para ler.
ResponderExcluir