BRINCAR É COISA SÉRIA...
A ludicidade está
intrínseca no ser humano desde a pré-história. O ato de brincar é a mais pura
forma da criança se
expressar, é brincando que ela expressa
o que está sentindo e também interioriza o mundo ao seu redor. Porém, o ato de
brincar vai muito além, é neste momento que os jogos começam a apresentar-se, e
será através deles que a criança desenvolverá boa parte de suas habilidades
motoras e cognitivas.
Na infância,
o ser humano desenvolve várias habilidades motoras que serão aperfeiçoadas ao
longo de sua vida, mas, para que isso ocorra, são necessários estímulos motores
adequados à faixa etária. Tais estímulos podem ser alcançados com a utilização
do brinquedo, das brincadeiras, e principalmente dos jogos, que concretizam seu
objetivo no desenvolvimento da criança. Além disso, o jogo é uma forma lúdica
de suprir a necessidade que a criança tem de conhecer, dominar e explorar
possibilidades motoras que o seu meio proporciona.
Ao brincar, a
criança simula a vida real, ela respeita as regras do jogo além de exercitar o
seu cognitivo, desta forma o desenvolvimento psicomotor pode ser estimulado
quando o jogo é utilizado. Acredita-se que na presença dos jogos, a criança
estimulada terá maior interesse pelas atividades propostas, desta forma
levando-a a um maior desenvolvimento.
Oi Gabriele,
ResponderExcluirConforme você pontuou o brincar é importante para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. Nessa perspectiva, Bruna Molozzi afirma que os jogo possibilitam às crianças o encontro com seus pares, fazendo com que interajam socialmente. No grupo elas descobrem que não são os únicos sujeitos da ação, e que para alcançar seus objetivos precisam levar em conta o fato de que outros também têm objetivos próprios que querem satisfazer.
Pensando no seu contexto de sala de aula, como você percebe essa interação através dos jogos? De que forma podemos pensar o jogo na construção da noção social destes alunos?
Abraço, Tutora Tais