Por muito
tempo os jogos e as brincadeiras eram considerados um passatempo sem outros
objetivos. Era a forma que as crianças utilizavam o tempo livre. As
brincadeiras eram feitas sem ter qualquer significado pedagógico. Os brinquedos
que existiam eram somente para distrair, enquanto seus pais trabalhavam, faziam
suas obrigações ou conversavam. Atualmente sabe-se que as brincadeiras e jogos
infantis são representações da vida real da criança e que ajudam a desenvolver
sua capacidade de imaginar, pensar e agir por si própria sem depender de um
adulto para ensinar. Essas atividades são essenciais na formação integral da
criança, principalmente quando ela está na fase de desenvolvimento escolar. No
entanto, para que tenham efeito na educação, elas precisam ser trabalhadas de
forma pedagógica. Na escola onde leciono com turmas de itinerância, procuro trabalhas 45 minutos com jogos. Ou em sala, com os jogos pedagógicos, ou no patio com jogos e brincadeiras de recreação. Como o material pedagógico é escaço e precário, procuro construir com as turmas jogos como memória, encaixe, dominó, quebra-cabeça...
Em uma das turmas de 4º ano, estou desenvolvendo um Projeto com as Obras de Romero Britto. Aproveito desse planejamento para transformar essas obras em quebra- cabeça. Os alunos estão adorando. E meu proposito com eles é adquirir e ou construir um quebra-cabeça de mil peças, onde montaremos e faremos uma moldura para decorar nossa escola.
Os
jogos são importantes para descontrair e fazem bem para a saúde física, mental
e intelectual de todos. Para a criança, os jogos ajudam desenvolver a
linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto-estima. Prepara
para serem cidadãos capazes de enfrentar desafios e participar da construção de
um mundo melhor. Por isso se configura adequado para ser utilizado como
ferramenta para a aprendizagem escolar em todas as áreas de conhecimento. Na
educação infantil é possível utilizar os jogos e as brincadeiras para
desenvolver o cognitivo, a motricidade, a imaginação, a criatividade, a interpretação,
as habilidades de pensamento, tomada de decisão, organização, regras, conflitos
pessoais e com outros, as dúvidas entre outras.
A afetividade, o companheirismo, a disciplina, a organização dos
brinquedos após o uso, podem ser adquiridas através das brincadeiras conjuntas
entre as crianças.
Quando o
conhecimento é construído através do lúdico a criança aprende de maneira mais
fácil e divertida, estimulando a criatividade, a autoconfiança, a autonomia e a
curiosidade, pois faz parte do seu contexto naquele momento o brincar e jogar,
garantindo uma maturação na aquisição de novos conhecimentos.
É
importante que as crianças se expressem ludicamente deixando aflorar sua
criatividade, frustrações, sonhos e fantasias, para aprender agir e lidar com
seus pensamentos e sentimentos de forma espontânea. No entanto, a ludicidade
não é apenas entretenimento, ou um brincar por brincar é algo que deve ser
trabalhado por nós educadores.
Gabriele!
ResponderExcluirInteressantes as suas colocações, ao ler sua postagem me recordei de uma reportagem http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/a-importancia-de-brincar-sem-brinquedo/
Vale a pena ler!
Tutor@ Isolete