Desde que nascem os bebês se
orientam pelo outro e criam vínculos afetivos com as pessoas que lhes garantem
a satisfação das necessidades básicas - alimentação, descanso, higiene etc. É o
adulto quem possibilita que a criança gradativamente tome conhecimento de si,
tenha acesso ao mundo e seja inserida na cultura.
A identidade e a autonomia só serão
alcançadas pelos bebês se eles forem submetidos a situações diversas de
interação com o meio em que vivem. Isso implica se relacionar com adultos -
pais, professores e funcionários da creche -, com colegas e com crianças mais
velhas e mais novas. A comunicação envolve a exploração de situações e de
ambientes, a observação das ações do outro e a expressão de desejos ou
insatisfações por meio da linguagem corporal.
O ser humano nasce e cresce com a
necessidade de brincar, pois o brincar é uma das atividades mais importantes na
vida dos indivíduos. Por meio dessa ação, ele tanto desenvolve suas
potencialidades, como também trabalha com suas limitações, com as habilidades sociais, afetivas, cognitivas e
físicas. O brincar é ainda uma forma de expressão e comunicação consigo, com o
outro e com o meio. A brincadeira é considerada uma atividade universal que
assume características peculiares no contexto social, histórico e cultural.
Que tipo de situações você oferece para que seus alunos desenvolvam a identidade? Abç!
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