Prática Pedagógica: desafios do professor

“Ensinar é fazer aprender e, sem a sua finalidade de aprendizagem, o ensino não existe. Porém este fazer aprender, se dá pela comunicação e pela aplicação: o professor é o profissional da aprendizagem e da regulação interativa em sala de aula”.
(Perrenoud, 2000) 


       Dentre os desafios do docente na atualidade incluem–se o estar aberto ao novo e ressignificar sempre a sua prática pedagógica, saber lidar com as novas tecnologias, mídias e as diferentes linguagens do mundo atual sem perder as suas raízes, seus valores, sua vivência e sem esquecer dos pilares da educação: “aprender a ser, aprender a conhecer e a viver juntos e aprender a viver”. 
Sabemos que a educação precisa ser repensada e que é preciso buscar formas alternativas para aumentar o entusiasmo do professor e o interesse do aluno. A aplicação inteligente do computador na educação é aquela que sugere mudança. Os recursos tecnológicos facilitam a passagem do modelo mecanicista para uma educação sociointeracionista , ainda que a realização de um novo paradigma educacional dependa do projeto pedagógico da instituição escolar, da maneira como o professor sente a necessidade desta mudança e da forma como prepara o ambiente da aula. É importante criar um ambiente de ensino e aprendizagem instigante, que proporcione oportunidades para que os alunos pesquisem e participem na comunidade com autonomia.
Atualmente as pessoas tem acesso ao mundo e as suas tradições culturais, com muita mais eficácia e rapidez que ontem e é, a partir da criteriosa escolha dos softwares educativos e da e da adequada utilização da web (com todas as suas funcionalidades, entre elas o hipertexto), que podemos almejar maneiras de trabalho mais ousadas e até mais interativas. A simples transmissão de conteúdos realizados através do computador e da web não possibilita espaço para que o aluno crie, aprenda, produza, e torne-se cidadão do mundo. A tecnologia facilita a transmissão da informação, mas o papel do professor continua sendo fundamental na escolha e correta utilização da tecnologia, dos softwares e aplicativos para auxiliarem o aluno a resolver problemas e realizar tarefas que exijam raciocínio e reflexão.
Diante disso, é preciso repensar os métodos curriculares e buscar a apropriação das novas tecnologias de informação e comunicação objetivando sempre aplicar esse conhecimento na inovação de seus trabalhos diários. Nós, educadores da atualidade temos que lembrar sempre de que nada mais é permanente, tudo muda, tudo passa, todas as informações estão disponíveis e a comunicação se torna a palavra de ordem. 

Comentários

  1. Houve essa ressignificação de conceitos em você, o que mudou? Está tendo aplicabilidade em sala de aula essa mudança?

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