AS CRIANÇAS E O CONSUMO

O impacto da mídia sobre o desenvolvimento infantil: as crianças e o consumo

O impacto da mídia sobre o desenvolvimento infantil é um que debatemos em sala de aula. Crescem vertiginosamente o volume e a velocidade de informações em circulação, ao mesmo tempo em que se multiplicam os canais de acesso a esses diferentes conteúdos. Nesse contexto, crianças e adolescentes são, quase que constantemente, instigados a olhar e a perceber o mundo a partir da visão proposta pelos meios de comunicação.
Através da visão proposta pelos meios de comunicação, as crianças são constantemente bombardeadas por conteúdo especial direcionado a elas. Dentro desse contexto de mercado, as crianças estão cada vez mais informadas (devido ao amplo acesso às mídias eletrônicas: principalmente a internet, o celular e a televisão).
Na verdade, antes mesmo de nascerem, as crianças já estão inseridas na sociedade consumista. Já no período de gestação, os pais consomem para suprir as necessidades de seu futuro bebê, que nascerá para contemplar um mundo novo que é cada vez mais norteado por relações baseadas no consumo.
A criança, inserida nessa realidade social sob a ótica capitalista, já bem cedo encontra seu papel como consumidora ativa. Dessa forma, o público infantil se torna um alvo cobiçado pela publicidade, que coloca a criança na mira das estratégias de estímulo ao consumo.
Quando as empresas lançam produtos e serviços para o público infantil, elas estão ao mesmo tempo suprindo as necessidades dos pais, e investindo em futuros consumidores. A criança de hoje é a consumidora adulta de amanhã.
A partir do momento em que as crianças começam a ir à escola (e até bem antes disso), elas começam a ligar a TV e o computador e a ter acesso a celulares e, ao fazer uso dessas mídias, elas se tornam ainda mais sensibilizadas pela sociedade e adquirem cada vez mais seu poder de influência dentro de casa, junto à família.

 As crianças assistem a programas de televisão divertidos e aprendem a brincar, elas vêem filmes da Disney e desenhos da Nickelodeon ou do Cartoon  pois eles contém personagens com os quais elas se identificam, e elas são expostas à propagandas de consumo de brinquedos, eletrônicos, vestuários de personagens, alimentos de fast food, enfim, produtos que as mídias utilizam para atrair consumidores infantis. Essas propagandas se alastram para dentro das escolas,  despertandoa competição entre as crianças, que exibem a mochila da “Frozen”, ou acessórios do “Homem aranha”, a sandália da Barbie, são reflexos da publicidade dirigida a esses pequenos consumidores. 







Comentários

  1. As crianças também sentem necessidade, assim como adultos, em consumir produtos e serviços impostos pelos meios de comunicação e quando não conseguem muitos se sentem frustrados. De que forma a escola pode aliviar esse sentimento de frustração em relação ao consumismo?

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