O impacto da mídia sobre o desenvolvimento infantil: as crianças e o consumo
O impacto da mídia
sobre o desenvolvimento infantil é um que debatemos em sala de aula. Crescem
vertiginosamente o volume e a velocidade de informações em circulação, ao mesmo
tempo em que se multiplicam os canais de acesso a esses diferentes conteúdos.
Nesse contexto, crianças e adolescentes são, quase que constantemente,
instigados a olhar e a perceber o mundo a partir da visão proposta pelos meios
de comunicação.
Através da visão
proposta pelos meios de comunicação, as crianças são constantemente
bombardeadas por conteúdo especial direcionado a elas. Dentro desse contexto de
mercado, as crianças estão cada vez mais informadas (devido ao amplo acesso às
mídias eletrônicas: principalmente a internet, o celular e a televisão).
Na verdade,
antes mesmo de nascerem, as crianças já estão inseridas na sociedade
consumista. Já no período de gestação, os pais consomem para suprir as
necessidades de seu futuro bebê, que nascerá para contemplar um mundo novo que
é cada vez mais norteado por relações baseadas no consumo.
A criança,
inserida nessa realidade social sob a ótica capitalista, já bem cedo encontra
seu papel como consumidora ativa. Dessa forma, o público infantil se torna um
alvo cobiçado pela publicidade, que coloca a criança na mira das estratégias de
estímulo ao consumo.
Quando as
empresas lançam produtos e serviços para o público infantil, elas estão ao
mesmo tempo suprindo as necessidades dos pais, e investindo em futuros
consumidores. A criança de hoje é a consumidora adulta de amanhã.
A partir do
momento em que as crianças começam a ir à escola (e até bem antes disso), elas
começam a ligar a TV e o computador e a ter acesso a celulares e, ao fazer uso
dessas mídias, elas se tornam ainda mais sensibilizadas pela sociedade e
adquirem cada vez mais seu poder de influência dentro de casa, junto à família.
As crianças assistem a programas de
televisão divertidos e aprendem a brincar, elas vêem filmes da Disney e
desenhos da Nickelodeon ou do Cartoon pois eles contém personagens com os
quais elas se identificam, e elas são expostas à propagandas de consumo de
brinquedos, eletrônicos, vestuários de personagens, alimentos de fast food,
enfim, produtos que as mídias utilizam para atrair consumidores infantis. Essas
propagandas se alastram para dentro das escolas, despertandoa competição
entre as crianças, que exibem a mochila da “Frozen”, ou acessórios do “Homem
aranha”, a sandália da Barbie, são reflexos da publicidade dirigida a esses
pequenos consumidores.








As crianças também sentem necessidade, assim como adultos, em consumir produtos e serviços impostos pelos meios de comunicação e quando não conseguem muitos se sentem frustrados. De que forma a escola pode aliviar esse sentimento de frustração em relação ao consumismo?
ResponderExcluir