Alfabetização na Educação Infantil: explorando o Alfabeto Móvel
Na educação infantil, as práticas pedagógicas precisam realizar uma conexão entre o processo de alfabetização das crianças e o mundo real, construir uma concepção de ensinar a ler e a escrever no próprio contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, inserindo as crianças em um contexto amplo, rico, fecundo e permeado de múltiplas linguagens, as quais automaticamente as levarão à linguagem escrita. Ou seja, fazer um gesto, um desenho, uma pintura, uma gravura, um movimento, uma dança, uma escultura, uma maquete, brincar de faz-de-conta, decifrar rótulos, seriar códigos, ouvir histórias, elaborar listas, discutir impressões de notícias de jornal, elaborar cartas, trabalhar com receitas, realizar visitas a bancos, museus e supermercados, conviver e interagir com gibis, livros, poesias, parlendas, ouvir música, enfim, a interação com as diferentes linguagens é essencial e antecede as formas superiores da linguagem escrita.
O uso
do alfabeto móvel foi trazido para o Brasil na década de 80, no bojo da
proposta construtivista. Sua intenção é a de consolidar um conceito básico da
organização a linguagem escrita: com apenas 26 letras é possível registrar tudo
o que se pensa ou se fala. Assim, trabalhar com o alfabeto móvel com
intensidade na Educação Infantil e no primeiro e segundo ano do Fundamental
permite que a professora faça reflexões interessantes com os alunos para que
eles se conscientizem de alguns fatos lingüísticos.
Outro
fator interessante de se trabalhar com o alfabeto móvel, seja o coletivo ou o
individual, é que isso facilita imensamente a reprodução das letras no papel.
Ou seja, agiliza a cópia com o traçado adequado, com proporções mais
aproximadas e na posição correta das letras.
Essa
semana usei o alfabeto móvel com a turma de Pré escolar, trabalhei coletivamente,
onde eles escolhiam as palavras que íamos formar e também fiz algumas intervenções
:
PEDI PARA OS ALUNOS:
- identificar as letras que compõe a palavra que se forma (BOLO, MACACO, PEIXE, PATO, TOMATE,CASA, GABRIELE)
-
formar o seu nome
- formar
a palavra OI ,AI, EI, UI
-formar
a palavra BEBÊ (BB)
-formar
a palavra DEDO (DDO)
- formar a palavra baleia (logo quando falei a
palavra, todos olharam para o mural onde a palavra estava escrita)
PALAVRAS
QUE ESCOLHERAM PARA FORMAR:
-
AVIÃO (AVIO)
- GATO (HTO)
- ESTE
- DOUGLAS (Dounas)
(personagem da história que contei na semana
anterior- Douglas quer um abraço)
-FOI
(FI)
É importante que ao utilizar o alfabeto móvel haja também, o registro da atividade, para que a criança vá se familiarizando com o lúdico e o formal; Porém, como você orientaria esse registro no caso da palavra GATO ( HTO)?
ResponderExcluirOlá Gabriele! Este trabalho é com letras móveis é rico, principalmente, dentro do contexto da história. Gostaria de saber mais sobre como nossa interdisciplina tem ajudado vc a modificar, repensar sua ação enquanto alfabetizadora. Abraços, Josele.
ResponderExcluir