APRENDER BRINCANDO

Alfabetização na Educação Infantil: explorando o Alfabeto Móvel

Na educação infantil, as práticas pedagógicas precisam realizar uma conexão entre o processo de alfabetização das crianças e o mundo real, construir uma concepção de ensinar a ler e a escrever no próprio contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, inserindo as crianças em um contexto amplo, rico, fecundo e permeado de múltiplas linguagens, as quais automaticamente as levarão à linguagem escrita. Ou seja,  fazer um gesto, um desenho, uma pintura, uma gravura, um movimento, uma dança, uma escultura, uma maquete, brincar de faz-de-conta, decifrar rótulos, seriar códigos, ouvir histórias, elaborar listas, discutir impressões de notícias de jornal, elaborar cartas, trabalhar com receitas, realizar visitas a bancos, museus e supermercados, conviver e interagir com gibis, livros, poesias, parlendas, ouvir música, enfim, a interação com as diferentes linguagens é essencial e antecede as formas superiores da linguagem escrita.
O uso do alfabeto móvel foi trazido para o Brasil na década de 80, no bojo da proposta construtivista. Sua intenção é a de consolidar um conceito básico da organização a linguagem escrita: com apenas 26 letras é possível registrar tudo o que se pensa ou se fala. Assim, trabalhar com o alfabeto móvel com intensidade na Educação Infantil e no primeiro e segundo ano do Fundamental permite que a professora faça reflexões interessantes com os alunos para que eles se conscientizem de alguns fatos lingüísticos.
Outro fator interessante de se trabalhar com o alfabeto móvel, seja o coletivo ou o individual, é que isso facilita imensamente a reprodução das letras no papel. Ou seja, agiliza a cópia com o traçado adequado, com proporções mais aproximadas e na posição correta das letras.
Essa semana usei o alfabeto móvel com a turma de Pré escolar, trabalhei coletivamente, onde eles escolhiam as palavras que íamos formar e também fiz algumas intervenções :
PEDI PARA OS ALUNOS:
- identificar as letras que compõe a palavra que se forma (BOLO, MACACO, PEIXE, PATO, TOMATE,CASA, GABRIELE)
- formar o seu nome
- formar a palavra OI ,AI, EI, UI
-formar a palavra BEBÊ (BB)
-formar a palavra DEDO (DDO)
           - formar a palavra baleia (logo quando falei a palavra, todos  olharam  para o mural onde a palavra estava escrita)

PALAVRAS QUE ESCOLHERAM PARA FORMAR:

- AVIÃO (AVIO)
- GATO (HTO)
- ESTE
- DOUGLAS (Dounas)
 (personagem da história que contei na semana anterior- Douglas quer um abraço)
-FOI (FI)









Comentários

  1. É importante que ao utilizar o alfabeto móvel haja também, o registro da atividade, para que a criança vá se familiarizando com o lúdico e o formal; Porém, como você orientaria esse registro no caso da palavra GATO ( HTO)?

    ResponderExcluir
  2. Olá Gabriele! Este trabalho é com letras móveis é rico, principalmente, dentro do contexto da história. Gostaria de saber mais sobre como nossa interdisciplina tem ajudado vc a modificar, repensar sua ação enquanto alfabetizadora. Abraços, Josele.

    ResponderExcluir

Postar um comentário