REFLEXÃO
ESCOLA, PROJETO PEDAGÓGICO E CURRÍCULO
SÍNTESE:
Busquei através do esquema abaixo
relatar a minha reflexão sobre a aprendizagem deste semestre. Considerando
minha prática pedagógica, a realidade da escola onde atuo como professora, o
seu PPP, a leitura do texto Pedagogia da Autonomia, ouso em destacar o aluno
como objetivo central de toda síntese,
onde destaco os elementos primordiais para a
formação dos cidadãos que queremos.
Vejo que a escola de hoje deve procurar
organizar no seu Projeto Político Pedagógico, a intenção de desenvolver o
currículo de forma integrada/ globalizada, de maneira que os conteúdos, mesmo
que ainda organizados em disciplinas, sejam abordados por temas nas diversas
disciplinas, as quais por sua vez, mantêm-se articuladas com a intenção de que
o conhecimento construído pelos educandos venha a ajudá-los na análise,
interpretação, compreensão e problematização dos fatos e dos fenômenos da
realidade complexa em que vivem.
Atualmente, vivemos numa sociedade que é caracterizada por
sua complexidade, e a escola é o local onde os fenômenos sociais e as diversas
maneiras e concepções de vida social são trabalhados, analisados e discutidos
nas diferentes disciplinas. Desse modo, o educador se vê diante de diferentes
desafios, entre os quais, o de encontrar o meio termo entre o desafio à lógica
disciplinar e a sistematização dos conteúdos. É necessário o diálogo entre as
disciplinas, na construção dessa realidade.
O currículo da escola, deve trabalhar
em prol da formação de identidades abertas à esta pluralidade cultural,
desafiadoras de preconceitos, numa perspectiva de educação para a cidadania,
para a paz, para a ética nas relações interpessoais, para a crítica às
desigualdades sociais e culturais.
A escola deve desenvolver no educando a
capacidade de expressar e comunicar suas idéias, participar e interpretar as
produções culturais, intervir pelo uso do pensamento lógico, da criatividade e
da análise crítica. Este processo é viabilizado pelas disciplinas que propiciam
ao educando o seu crescimento como cidadão consciente e crítico, como inserção
social, política e compromisso histórico, além do exercício cotidiano dos seus
direitos, deveres, atitudes, condutas, como uma atitude de respeito às
diversidades e autoconfiança.
SÍNTESE GRÁFICA:
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