DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E DIFERENÇAS NO CONTEXTO ESCOLAR

NA SEMANA 2 DA DISCIPLINA ESCOLA, PROJETO POLITICO E CURRÍCULO,  VIMOS ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS QUE COMPÕE A ESCOLA E SEU PPP. DENTRE ELES DESTACO A DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E DIFERENÇAS NO CONTEXTO ESCOLAR. VEJO ESSA PARALELA NA REALIDADE DAS DUAS ESCOLAS QUE TRABALHO. NA MESMA CIDADE, EM BAIRROS DISTANTES, OBSERVEI QUE A DIFERENÇA , A DESIGUALDADE SOCIAL É GRITANTE, E ISSO INFLUENCIA NA ORGANIZAÇÃO DAS ROTINAS, NO PLANEJAMENTO DAS AULAS, NA FORMA COMO INTRODUZIR O CONTEÚDO, NA MANEIRA EM QUE SE AVALIA AS SITUAÇÕES.
NA ESCOLA EM QUE SE LOCALIZA NO BAIRRO MAIS CARENTE, TEM-SE A NECESSIDADE DE EXEMPLIFICAR O CONTEÚDO COM SUA REALIDADE LOCAL, SUA COMUNIDADE, ALEM DE DINAMIZAR AS AULAS COM A FORMAÇÃO DE GRUPOS, POIS VEJO QUE SENTEM NECESSIDADE DE INTERAGIREM MAIS. ESSA ESCOLA ESTA LOCALIZADA NA PERIFERIA DO MUNICÍPIO E A CLIENTELA SE FAZ DE CRIANÇAS CARENTES DE FAMÍLIA, ALIMENTAÇÃO, HIGIENE, E ISSO REFLETE MUITO NO DESENVOLVIMENTO.
NA OUTRA ESCOLA, FAÇO AS MESMAS PROPOSTAS,POIS AS TURMAS SÃO DO MESMO NÍVEL, PORÉM O TRABALHO SE DESENVOLVE COM MAIS DINÂMICA, FLUI MELHOR, TEM CONTINUIDADE. POIS VEJO QUE A COMUNIDADE NÃO É CARENTE COMO A OUTRA.
PERCEBI QUE POSSO INTENSIFICAR ESSE TRABALHO  ATRAVÉS DA SOCIALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS ENTRE GRUPOS, TRAZENDO A REALIDADE DE CADA BAIRRO PARA DENTRO DA SALA DE AULA.

Comentários