PRECONCEITO, DIVERSIDADE E RESPEITO

E se fosse você?




A situação de diversidade que presenciei , ou melhor, a falta dela e do respeito com o próximo ,foi quando fui ao show do Jon Bon Jovi,  em Porto Alegre,  no Estadio Beira Rio, no mês de setembro de 2017. Neste evento, eu e minha irmã entramos pelas rampas de acesso, nos deslocamos até a arquibancada, escolhemos as poltronas no setor correspondente ao ingresso e nos acomodamos a espera  do show. Enquanto esperávamos, percebi uma certa inquietação de uma familia (creio que, era pai,mãe e dois filhos adolescentes) no corredor da primeira fileira de cadeiras. Ao prestar melhor atenção, vi que o senhor, possivelmente o pai, era cadeirante. Logo pensei aflita em como este senhor iria subir as arquibancadas, apresentando certa limitação a locomoção. Por longos minutos, passei a observar aquela situação. A mãe e os filhos, sentaram-se nas poltronas, se organizaram para fotos juntos do pai, que tentava não atrapalhar a passagem do publico, que tentava não desviar do senhor cadeirante fazendo uma fila indiana. Cada vez mais, ficava constrangida e inquieta com tal situação, milhoes de indagações me cercavam sobre a real inclusão que a sociedade acredita existir. Se não bastasse todo o constrangimento dessa situação  ao senhor cadeirante, observei, assim como uma grande parte da arquibancada, que uma jovem mulher se coloca em pé, de costas para o senhor, e frente ao palco, buscando melhor visão dos telões. A esposa levantou-se da arquibancada e conversou com a pessoa, acredito que pedindo licença, pois apontava para o homem cadeirante indicando que a mesma estaria em sua frente. A jovem mulher, balançou a cabeça negativamente permanecendo no lugar. a senhora buscou ajuda de uma PM que zelava pela segurança do evento, a qual se deslocou até a jovem. Conversaram e a jovem gesticulava e claramente afirmava que não sairia daquele lugar. Um rapaz que estava em minha frente, levantou e em tom alto pediu licença a jovem mulher. Explicou que ela estava na frente de todos, inclusive do senhor cadeirante. Prontamente esta respondeu que havia pago pelo ingresso para assistir o show e que não sairia dali. Foram varias as tentativas para encontrar alguém que pudesse resolver a situação. O publico fez vaias a jovem mulher, e mesmo assim ela não foi nenhum pouco sensível com a situação. Fui até a moça, engasgada com a situação, e as unicas palavras que sairam da minha boca foram: E SE FOSSE VOCÊ? 
Para que haja respeito mutuo devemos nos colocar no lugar do próximo. Nos imaginar na tal situação, e fazer para o outro o mesmo que gostariamos que fizessem para nós.
Respeitar os deficientes é reconhecer que eles possuem os mesmos direitos que nós aos bens da sociedade, como, por exemplo:
- os cegos poderem navegar na internet utilizando programas especiais para deficientes visuais ou terem acesso à cultura por meio de livros escritos em Braille (a escrita para cegos);
- os surdos assistirem TV com a ajuda de legendas ou de um intérprete de Libras (a língua dos surdos);
- os deficientes físicos poderem ter acesso aos locais públicos graças a portas largas e rampas que permitam o trânsito de suas cadeiras de roda, ou pela garantia de encontrarem vagas em estacionamentos próximas da entrada dos prédios;
- escolas inclusivas onde os deficientes possam estudar nas salas de aula regulares com os demais alunos sem serem discriminados.
Enfim, respeitar os deficientes é ter toda uma série de cuidados para que eles não sejam excluídos do nosso convívio, e a acessibilidade faz parte desse respeito que devemos ter para com eles. Ela significa: dar, a essas pessoas, o acesso aos mesmos bens e serviços disponíveis para os demais cidadãos.

Os deficientes têm os mesmos direitos. É nosso dever respeitá-los. São brasileiros que também precisam ter acesso às escolas, universidades, ao mercado de trabalho, ao lazer e à cultura, aos locais de culto, edifícios residenciais, comerciais e públicos, e cabe ao Estado providenciar os mecanismos de inserção dessas pessoas na sociedade.


Convido a participar da seguinte enquete:
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