JOGOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Após o encontro que
tivemos na disciplina de Alfabetização, onde discutimos, debatemos, as diversas
barreiras do alfabetizar, surgiu o meu interesse em observar a vivencia de meus
alunos em sala de aula. Lendo os textos da disciplina e fazendo um comparativo
com a realidade percebi
o que a criança desde o
nascimento está imersa em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são
parte integrante.
Sou professora de educação infantil, e vejo essa
como uma das etapas mais importante no processo de ensino e
aprendizagem. Na Educação Infantil as propostas com noções matemáticas
deve atender, por um lado, às necessidades da própria criança, de
construir conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento e,
por outro, precisa corresponder a uma necessidade social de melhor
instrumentalizá-la para viver, participar e compreender um mundo que exige
diferentes conhecimentos e habilidades. A criança, desde o nascimento,
está imersa em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte
integrante. A Educação Infantil representa uma etapa muito importante no
processo de ensino e aprendizagem na vida do aluno.
Na Educação Infantil, o trabalho com
noções matemáticas deve atender, por um lado, às necessidades da própria
criança deconstruir conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do
pensamento e, por outro, precisa corresponder a uma necessidade social de
melhor instrumentalizá-la para viver, participar e compreender um mundo que
exige diferentes conhecimentos e habilidades.
Bricando, jogando, cantando, ouvindo
histórias, o aluno estabelece conexões entre seu cotidiano e a Matemática, e
entre a Matemática e as demais áreas.Em matemática a criança deve partir do
fazer para o textualizar. Sobretudo na educação infantil o fazer é instrumento
necessário no progresso da criança, pois quando ela faz, constrói, se sente
realizada, enriquecida, sai de um estado desafiador para um engrandecedor. Ela
passa a olhar sua criação com cuidado e atenção, estando pronta pra falar sobre
ela e dizer como chegou ao fim. Ela se supera. Fortalece sua autonomia.
O jogo pode
tornar-se uma estratégia didática quando as situações são planejadas e
orientadas pelo adulto objetivando a uma finalidade de aprendizagem, isto é,
proporcionar à criança algum tipo de conhecimento, alguma relação ou atitude.
Para que isso ocorra, é necessário que haja uma intenção educativa, o que
implica planejamento e previsão de etapas pelo professor, para alcançar objetivos
predeterminados e extrair do jogo atividades que lhe são decorrentes.
Destaco um pensamento de Smole:
"Ouvir, falar, ler, escrever, desenhar são competências básicas para que os alunos aprendam conceitos em qualquer tempo e servem tanto para levá-los a interagir uns com os outros quanto para que desenvolvam uma melhor compreensão das noções envolvidas em uma dada atividade, pois qualquer meio que sirva para registrar ou transmitir informação incentiva a capacidade de compreensão e de análise sobre o que se está realizando."
Trabalhar a Matemática como algo necessário, palpável é preparar os alunos para uma futura Matemática mais exigente e assim contribuir para que esta não se transforme em um "mostro" a ser eliminado.
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