ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA

JOGOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL


JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Após o encontro que tivemos na disciplina de Alfabetização, onde discutimos, debatemos, as diversas barreiras do alfabetizar, surgiu o meu interesse em observar a vivencia de meus alunos em sala de aula. Lendo os textos da disciplina e fazendo um comparativo com a  realidade percebi
 o que a criança desde o nascimento está imersa em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante.
     Sou professora de educação infantil, e vejo essa  como uma das etapas mais importante no processo de ensino e aprendizagem. Na Educação Infantil as propostas com noções matemáticas deve atender, por um lado, às necessidades da própria criança,  de construir conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento e, por outro, precisa corresponder a uma necessidade social de melhor instrumentalizá-la para viver, participar e compreender um mundo que exige diferentes conhecimentos e habilidades. A criança, desde o nascimento, está imersa em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante. A Educação Infantil representa uma etapa muito importante no processo de ensino e aprendizagem na vida do aluno.
Na Educação Infantil, o trabalho com noções matemáticas deve atender, por um lado, às necessidades da própria criança deconstruir conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento e, por outro, precisa corresponder a uma necessidade social de melhor instrumentalizá-la para viver, participar e compreender um mundo que exige diferentes conhecimentos e habilidades.
Bricando, jogando, cantando, ouvindo histórias, o aluno estabelece conexões entre seu cotidiano e a Matemática, e entre a Matemática e as demais áreas.Em matemática a criança deve partir do fazer para o textualizar. Sobretudo na educação infantil o fazer é instrumento necessário no progresso da criança, pois quando ela faz, constrói, se sente realizada, enriquecida, sai de um estado desafiador para um engrandecedor. Ela passa a olhar sua criação com cuidado e atenção, estando pronta pra falar sobre ela e dizer como chegou ao fim. Ela se supera. Fortalece sua autonomia.
O  jogo pode tornar-se uma estratégia didática quando as situações são planejadas e orientadas pelo adulto objetivando a uma finalidade de aprendizagem, isto é, proporcionar à criança algum tipo de conhecimento, alguma relação ou atitude. Para que isso ocorra, é necessário que haja uma intenção educativa, o que implica planejamento e previsão de etapas pelo professor, para alcançar objetivos predeterminados e extrair do jogo atividades que lhe são decorrentes.



Destaco um pensamento de Smole:
"Ouvir, falar, ler, escrever, desenhar são competências básicas para que os alunos aprendam conceitos em qualquer tempo e servem tanto para levá-los a interagir uns com os outros quanto para que desenvolvam uma melhor compreensão das noções envolvidas em uma dada atividade, pois qualquer meio que sirva para registrar ou transmitir informação incentiva a capacidade de compreensão e de análise sobre o que se está realizando."




Comentários

  1. Trabalhar a Matemática como algo necessário, palpável é preparar os alunos para uma futura Matemática mais exigente e assim contribuir para que esta não se transforme em um "mostro" a ser eliminado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário